Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43077 - AÇÕES DE EXTENSÃO COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS EM SITUAÇÃO DE RUA EM NITERÓI
LETÍCIA DE FREITAS PORTUGAL - UFF, ENILCE DE OLIVEIRA FONSECA SALLY - UFF, MARLENE MERINO ALVAREZ, SONIA MARIA DANTAS BERGER - UFF, RANULFO CAVALARI NETO, THAYNA DE OLIVEIRA MOREIRA RODRIGUES, ELIZABETH FALCÃO CLARKSON - UFF, ISABELA RAMOS MAIA - UFF, GUILHERME ANDRADE CAMPOS - UFF, PAULA KWAMME LATGÉ


Período de Realização
Projeto de extensão interdisciplinar em curso desde o ano de 2017

Objeto da experiência
Ações extensionistas intersetoriais no território com crianças, adolescentes e jovens em situação de rua no município de Niterói.

Objetivos
Relatar estratégias utilizadas no projeto de extensão voltado ao enfrentamento de processos vulnerabilizantes que incidem na vida de crianças, adolescentes e jovens moradores e/ou que circulam em Niterói, que permitiram problematizar sobre aspectos da segurança alimentar daquelas em situação de rua.

Metodologia
Projeto de extensão interdisciplinar, que integra Universidade-Serviço, voltado às crianças e adolescentes em situação de rua ou acolhimento institucional e suas famílias. Batizadas como “Ocupa Praça”, as ações são organizadas coletivamente e ocorrem numa praça pública, onde são realizadas oficinas de leitura, pintura, fotografia, jogos com bola, rodas de conversas com os acompanhantes. É oferecido um lanche coletivo com o intuito de promover vínculo, tendo como cenário um “piquenique”.

Resultados
Os encontros na praça pública precisaram ser suspensos durante a pandemia da Covid 19. Durante esse período, por meio de ações interinstitucionais foram realizados encontros virtuais para discussão de temas relacionados às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e sobre o processo de trabalho das equipes. Foram atingidas 771 pessoas de agosto de 2020 até 2022. A partir de dezembro de 2021, os encontros com as crianças, jovens e famílias voltaram a ocorrer no território, sendo bimensal.

Análise Crítica
A população em situação de rua, incluindo crianças e adolescentes, vivencia a insegurança alimentar e nutricional no seu cotidiano, com as dificuldades de acesso permanente a uma alimentação saudável. Ademais, as refeições são usadas, muitas vezes, como moeda de troca na trajetória de rua. Se faz necessárias ações interinstitucionais para enfrentar o agravamento das situações de vulnerabilidade e potencializar o acesso dessa população aos serviços essenciais ao cuidado e proteção social.

Conclusões e/ou Recomendações
As crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade são uma população invisibilizada pela sociedade e pelo Estado. A intersetorialidade constitui um princípio fundamental para a implementação das políticas de proteção social, visto a exposição contínua a situações de vulnerabilidade. Nestas, o direito à alimentação adequada, saudável, segura e sustentável precisa ser garantido a essa população.