SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42980 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE EGRESSOS DE UM MASSIVE OPEN ONLINE COURSE SOBRE REABILITAÇÃO DE PESSOAS COM CONDIÇÕES PÓS-COVID-19 FRANCENILDE SILVA DE SOUSA - UFMA, DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS - UFMA, PAOLA TRINDADE GARCIA - UFMA, CADIDJA DAYANE SOUSA DO CARMO - UFMA, KAROLINE CORRÊA TRINDADE - UFMA, LARISSA DI LEO NOGUEIRA COSTA - UFMA, ANA EMÍLIA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - UFMA, FLAVIA TAVARES DA SILVA - MS, ANGELO ROBERTO GONÇALVES - MS
Apresentação/Introdução Pessoas afetadas pela COVID-19 continuam a sofrer sintomas residuais, que podem se resolver espontaneamente ou apresentarem sequelas. As condições pós-COVID-19 apresentam efeitos de longo prazo que demandam muitos cuidados, bem como possuem distintas manifestações. Assim, é necessário que os profissionais da saúde estejam qualificados para reabilitarem pessoas com as mais diversas condições.
Objetivos Avaliar a aprendizagem de profissionais da saúde egressos de um curso aberto online massivo (MOOC, do inglês Massive Open Online Course) sobre reabilitação de pessoas com condições pós-COVID-19.
Metodologia Estudo transversal, descritivo e analítico com 1.641 profissionais da saúde egressos do MOOC “Reabilitação do paciente com condições pós-COVID-19”, ofertado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA). Coletou-se dados sociodemográficos, laborais e das avaliações de aprendizagem: autoavaliação (início e fim do curso) e avaliação pré e pós- teste. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. A análise dos dados foi realizada por meio do teste Wilcoxon, com nível de significância de 5%, no software RStudio versão 4.1.3. Todos os aspectos éticos foram respeitados.
Resultados Na amostra, foram observados maiores percentuais de indivíduos do sexo feminino (74,9%), com idade entre 28 e 38 anos (43,5%), com nível superior (90,7%), que trabalhavam no sistema público de saúde (57,3%) e atuavam na reabilitação de pessoas com condições pós-COVID-19 (48,3%). Ademais, ainda foram evidenciados aumentos significativos nas medianas da autoavaliação da aprendizagem no início (Md = 24,00) e fim do curso (Md = 46,00) (p-valor<0,001); e da avaliação pré (Md = 1,0) e pós teste (Md = 2,0) (p-valor<0,001).
Conclusões/Considerações a oferta do MOOC contribuiu na aprendizagem dos profissionais de saúde sobre reabilitação de pessoas com condições pós-COVID-19, possibilitando formação sobre a reabilitação de manifestações neurofuncionais, cardiorrespiratórias, das funções mentais, cognitivas e psicológicas após a doença. Portanto, destaca-se a importância desta modalidade de curso na qualificação de profissionais que atuam no cuidado de pessoas com essa condição clínica.
|