Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42928 - MENTORIA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ENSINANDO E APRENDENDO AO ENSINAR
GILMARA LUCIA DOS SANTOS - MINISTÉRIO DA SAÚDE, LUCELIA DOS SANTOS SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, JULIANA RIBEIRO DA SILVA VERNASQUE - UNESP- FMB, ELIZIMARA FERREIRA SIQUEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS, ANA ALICE FREIRE DE SOUSA - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, LAURA DENISE REBOA CASTILLO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS E, LUCILENE GAMA PAES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS, TALITA REWA - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. CEPPAR, DAIANA BONFIM - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. CEPPAR, CARINE TELES SANGALETI MIYAHARA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE


Período de Realização
A experiência realizada em uma pós-graduação teve início em setembro de 2021 até o momento atual.

Objeto da experiência
Desenvolvimento de processo de mentoria como estratégia de formação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde em curso de pós-graduação latu sensu.

Objetivos
Relatar a experiência profissional em processo de mentoria desenvolvida no curso de pós-graduação latu sensu em enfermagem.
Promover mudanças nos processos de trabalho, vinculados a uma linha de cuidado, a partir do desenvolvimento dos mentorados e a realidade de cada serviço em que atuam.

Metodologia
Pesquisa de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, alicerçada no referencial teórico de Paulo Freire e uso do Arco de Maguerez. Mentoring é “a ação de influenciar, aconselhar, ouvir, ajudar a clarificar ideias e a fazer escolhas, guiar” (VERGARA, 2016, p. 109). Inicialmente selecionou-se mentores com experiência na Atenção Primária à Saúde (APS) e os mentorados escolheram o grupo de participação pelo tema e a possibilidade de modificação da prática a partir do processo de mentoria.

Resultados
Partindo das vivências na APS, as mentoras auxiliam o grupo de mentorados na problematização da prática com a identificação de situações desafiantes que emergem nos serviços desde a priorização de um problema, planejamento de ações e intervenção. Até o momento, as atividades de mentoria envolvem 08 enfermeiros mentores, 110 mentorados, 36 encontros virtuais e 02 encontros presenciais realizados. Em setembro de 2022, acontecerá um encontro presencial para apresentação e avaliação final.

Análise Crítica
Meszáros (2016), discute a importância do trabalho para o homem a partir de uma leitura marxiana, aponta que a partir do momento que o trabalhador se relaciona com sua própria atividade com uma atividade alheia que não lhe oferece satisfação em si e para si o que leva ao estranhamento do seu próprio trabalho fala-se de trabalho alienado. Um espaço de reflexão sobre a práxis potencializa o exercício da autoconsciência e superação da alienação dos mentorados em relação a seu processo de trabalho.

Conclusões e/ou Recomendações
O processo de mentoria possibilitou o diálogo, a troca de experiências e conhecimento focados na aprendizagem ativa centrada no aluno, a partir das vivências pelos mentorados nos territórios que lhe trouxeram algum significado ou inquietação para a definição de estratégias de intervenções que promovam mudanças no processo de trabalho, na ampliação da autonomia e do valor clínico e social do profissional de Enfermagem na APS.