Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42914 - MEMÓRIAS DE UM RESIDENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA: A CLÍNICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO NÚCLEO AMPLIADO SAÚDE DA FAMÍLIA
VERÍSSIMO SANTOS DE JESUS - UESB, EWERTON DE ALMEIDA OLIVEIRA - SMS/SALVADOR, DÉBORAH SANTOS CONCEIÇÃO - SMS/SALVADOR, CLAUDIA MIRANDA SOUZA - UESB


Período de Realização
Esta experiência foi vivenciada em 2018 e 2019.

Objeto da experiência
As práticas corporais são ferramentas de cuidado em saúde do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde.

Objetivos
Relatar e ampliar as reflexões sobre o uso das práticas corporais como ferramenta do cuidado em saúde na clínica do profissional de Educação Física no Núcleo Ampliado Saúde da Família.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência de um residente em Saúde da Família, em um município do interior da Bahia. As vivências foram relatadas no decorrer de dois anos da residência, dando origem a um memorial. Os resultados e reflexões foram agrupados e organizados em: práticas corporais de atividades coletivas e práticas corporais das atividades individuais.

Resultados
Inicialmente, nos grupos de práticas corporais, estabelecíamos objetivos puramente biológicos, no decorrer do processo, ampliamos para uma visão biopsicossocial do usuário, além de relacionar as práticas com outras temáticas, exemplo: saúde da mulher e controle social. Já nos atendimentos individuais e compartilhados, as práticas corporais e anamnese foram adaptadas a realidade e vivências dos usuários, além do compartilhamento de saberes com as equipes, através do apoio matricial.

Análise Crítica
Em consequência de uma formação inicial insuficiente para atuação na saúde coletiva, enfrentei desafios evitáveis, em que precisei, primariamente, superar a clínica tradicional da minha própria atuação, contudo, através dos Núcleos Ampliados Saúde da Família, foi possível avançar na implementação de uma clínica centrada no sujeito, isto tornou-se possível, através da abertura das equipes em reconhecer a necessidade de superação de uma prática clínica médico-centrada.

Conclusões e/ou Recomendações
O desenvolvendo dos atendimentos individuais coletivos em Educação Física, deve considerar o sujeito em sua totalidade biopsicossocial. Ponderamos, que a formação inicial da referida categoria, apresente no currículo conteúdo da saúde coletiva. Por fim, entendemos, que a revogação das portarias do Núcleo Ampliado Saúde da Família, releva-se um retrocesso para saúde no Brasil.