Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42727 - INSERÇÃO DO RESIDENTE DE SAÚDE COLETIVA NA DIRETORIA ESTRATÉGICA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR: PRÁTICAS E DESAFIOS
ALLANA FRANKLIM FELIPPE DO CARMO - ISC/UFBA, JULIANA LIMA FERREIRA - ISC/UFBA, SARA CRISTINA CARVALHO CERQUEIRA - SMS SALVADOR, CATHARINA LEITE MATOS SOARES - ISC/UFBA


Período de Realização
A experiência foi realizada no período de março de 2022 e encontra-se em curso.

Objeto da experiência
Atuação da Residência em Saúde Coletiva com Concentração em Planejamento e Gestão em Saúde na Diretoria Estratégica de Planejamento e Gestão (DEPG).

Objetivos
Compartilhar a experiência da atuação de residentes em seu segundo ano de Residência na coordenação de planejamento da DEPG, na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e a contribuição dessa vivência para o processo formativo dos discentes.

Metodologia
Relato descritivo de duas residentes do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, que desenvolvem a prática na DEPG da SMS de Salvador. O plano de trabalho ocorreu a partir da negociação entre demandas da diretoria e as necessidades formativas para um especialista em planejamento e gestão, a fim de desenvolver habilidades e competências na área. As ações em campo foram supervisionadas por docentes da IES e preceptor do serviço, e os produtos foram compatíveis com o Programa.

Resultados
Entre as atividades contidas no plano de trabalho das residentes, pactuadas juntamente com a preceptora, pode-se destacar apoio na elaboração da Programação Operativa Anual (POA) dos Distritos Sanitários, avaliação das POA, confecção de um instrumento de correlação de metas e indicadores dos 5 Planos de Saúde, que resultaram no Caderno de Indicadores dos Planos de Saúde da SMS, além da participação nas reuniões do Grupo de Trabalho de Planejamento do nível Central e Distrital.

Análise Crítica
As atividades permitiram desenvolver habilidades e competências para tomar decisões em saúde, trabalhar em equipe, construir materiais coletivos e se comunicar de forma interativa. Das fragilidades do campo, nota-se poucas ações de educação permanente e reduzida interação com as outras coordenações da DEPG - projetos estratégicos e monitoramento e avaliação. Entre os desafios observados, destaca-se a interlocução entre as atividades desenvolvidas na prática e o conteúdo teórico do planejamento.

Conclusões e/ou Recomendações
A atuação de residente na DEPG possibilita qualificar o processo formativo em planejamento e gestão em saúde, área de concentração do programa de residência, por meio da vivência prática na rotina de trabalho e integração com diferentes áreas técnicas e categorias profissionais. Além disso, visa preparar futuros sanitaristas para atuação no Sistema Único de Saúde, permitindo que, futuramente, o planejamento esteja em diferentes setores da gestão.