SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42719 - ESTÁGIOS NO MBITO DA VIGIL NCIA EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS SANITARISTAS EWERTON THIAGO PEREIRA DE LIMA - FIOCRUZ, MARIA TATIANE ALVES DA SILVA - FIOCRUZ, ALLAN VICTOR TAVARES DE ALBUQUERQUE - SMS VITORIA, BRUNA RAFAELA DORNELAS DE ANDRADE LIMA MONTEIRO - SMS VITORIA, HÉLEN MORGANA BATISTA DA COSTA LIMA E SILVA - SMS VITORIA, MARCOS JONATHAN LINO DOS SANTOS - SMS VITORIA, NATHALIA CRISTINA ÁLVARES RAIMUNDO - SMS VITORIA, SHIRLEY EMANUELY PONTES DE SOUZA - SMS VITORIA, VANESSA PIMENTEL DOS SANTOS - SMS VITORIA, THOMAZ ALEXANDRE FRANÇA SILVA - SMS VITORIA
Período de Realização A experiência foi realizada durante o primeiro semestre do ano de 2022
Objeto da experiência A experiência da realização de estágios no âmbito da Vigilância em Saúde do município de Vitória de Santo Antão - PE
Objetivos Relatar a experiência de estágios no âmbito da Vigilância em Saúde do município de Vitória de Santo Antão - PE, a partir de uma perspectiva de técnicos e gestores.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência do município de Vitória de Santo Antão - PE, desenvolvido por gestores e técnicos da Vigilância em Saúde. As atividades fazem parte das aulas curriculares obrigatórias dos estudantes do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco. A experiência foi dividida em três etapas, onde os estudantes realizaram atividades nos seguintes departamentos: Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental.
Resultados Os estágios foram realizados com o objetivo de proporcionar um espaço de articulação entre os estudantes e os profissionais de saúde. A inserção dos estudantes no processo de trabalho da Vigilância em Saúde foi uma estratégia de Educação Permanente fundamental para a troca de experiências, onde os estudantes apresentaram um olhar sensível para determinadas situações do cotidiano do trabalho. Dessa forma, contribuindo para a identificação das potencialidades fragilidades do serviço.
Análise Crítica No Brasil, a Política Nacional de Educação Permanente foi instituída com o objetivo de transformar as práticas profissionais no âmbito da saúde. Neste contexto, os estágios são considerados fundamentais para os estudantes vivenciarem experiências no Sistema Único de Saúde (SUS). Para os técnicos e gestores, a inserção dos estudantes contribuiu para o processo de qualificação das ações e serviços da Vigilância em Saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência dos estágios na Vigilância em Saúde foi um dispositivo de inserção de futuros sanitaristas no âmbito SUS, estimulando a formação de profissionais para atuarem no sistema. Neste contexto, a presente experiência trata-se de um processo vivo e dinâmico, onde espera-se que o município utilize da mesma para transformar e qualificar os processos de trabalho da Vigilância em Saúde.
|