SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42668 - SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE FRANCIANE DE AZEVEDO QUEIROZ - UFRB, ADRIELLE DE JESUS SILVA - UFRB, IONARA MAGALHÃES DE SOUZA - UFRB
Período de Realização Fevereiro a setembro de 2021
Objeto da experiência Relato de experiência sobre a formação em saúde da população negra a partir da vivência discente no componente curricular Saúde da População Negra.
Objetivos Compartilhar experiência discente no âmbito do componente curricular saúde da população negra que tem por objetivo promover formação sobre o racismo e as relações étnico-raciais, visando o desenvolvimento de competências profissionais e a redução das iniquidades raciais em saúde.
Metodologia Componente optativo (34h), ofertado na matriz curricular do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Essa oferta ocorreu na modalidade virtual, de natureza síncrona e assíncrona. As atividades desenvolvidas fundamentaram-se em metodologia ativa e colaborativa. Foram propostas: leituras, análise de textos, exibição de documentários, seminários, enquetes, análise de dados em sistemas de informação, rodas de conversa com profissionais de saúde.
Resultados Cursar o componente proporcionou a ampliação da discussão sobre as relações étnico-raciais, o entendimento efetivo a respeito das políticas afirmativas no SUS e o impacto do racismo ao funcionamento das instituições e às praticas de saúde, a desconstrução de atitudes racistas e discriminatórias, além de promover o desenvolvimento de competências como inteligência emocional, atitude crítica e resolutiva, ética, e o fortalecimento identitário de estudantes negras/os.
Análise Crítica Tendo em vista que o racismo estrutural e sistêmico, todo curso da área da saúde deveria, obrigatoriamente, ofertar o componente Saúde da População Negra. A população negra é a maior usuária do SUS. É inadmissível promover a formação de profissionais de saúde sem considerar os impactos do racismo à saúde da população negra e à saúde pública. A ausência dessa discussão ratifica o racismo institucional e contribui para que princípios e diretrizes do SUS não sejam efetivados.
Conclusões e/ou Recomendações A formação sobre Saúde da População Negra é preconizada em leis educacionais, consta na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e é importante para o desenvolvimento de competências profissionais em saúde. Propõe-se inserir o componente Saúde da População Negra na matriz curricular de cursos da saúde, de modo a instrumentalizar politicamente e tecnicamente estudantes em formação e reduzir a discriminação nas práticas de saúde.
|