SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42600 - O SPINNING BABIES COMO PROPOSTA DE DESMEDICALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DAS GESTANTES DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA TAUANE MORAES DOS SANTOS VALENTIM - PREFC, RENATA PEDREIRA DA CRUZ - PREFC, MICHELLE ADRIANNE DA COSTA DE JESUS - PREFC
Período de Realização essa experiência ocorreu durante 12 meses entre os anos de 2020 e 2021
Objeto da experiência Residentes de 3 unidades de saúde do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade - PREFC.
Objetivos Relatar a experiência de preceptoras do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade - PREFC no uso do SB como uma proposta de desmedicalização da assistência às gestantes com acompanhamento pré-natal.
Metodologia As preceptoras participaram como bolsistas do Workshop Spinning Babies®, com a finalidade de multiplicar a técnica no Sistema Único de Saúde. A técnica foi discutida em 3 unidades de saúde com residentes de enfermagem, em momentos de teórico-prático. A discussão teve como finalidade ampliar o conhecimento anatômico, fisiológico, as questões de gênero e fortalecimento do corpo. No momento prático, as residentes experimentaram os movimentos e posições corporais, propostas pela prática de SB.
Resultados Após a aproximação destes profissionais com a técnica, notou-se a mudança de paradigma no cuidado com as gestantes. Durante o acompanhamento deste trabalho, foi observado que o uso da técnica, “inclinada para frente”, que tem a intenção de contribuir com a mudança de situação fetal, 10 gestantes tiveram resultado onde os fetos em situação transversal giraram para situação longitudinal; também uma diminuição na queixa de lombalgia.
Análise Crítica Na gestação o aparecimento de sintomas como dor lombar e em baixo ventre, são queixas comuns no pré-natal onde o enfermeiro de família pode manejar com práticas alternativas não medicamentosas,a disseminação da técnica de Spinning Babies entre a residência e futuramente na rede, ampliará a autonomia e o conhecimento tanto da gestante quanto da equipe de saúde em utilizar métodos não medicamentosos na gestação.
Conclusões e/ou Recomendações Dedicar-se a cuidados interdisciplinares contribui com o SUS, a ciência, o serviço e principalmente com a usuária. A inserção da prática SB contribuiu para a melhoria da qualidade do cuidado, garantindo o fortalecimento e a inserção da família neste processo e cooperando para a diminuição do número de cesáreas sem necessidades clínicas.
|