Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42595 - MAPA FALANTE COMO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO E ANALISE SITUACIONAL DE UM TERRITORIO DE SAÚDE DA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMILIA.
JAMILLA SARMENTO ROCHA - CEULP/ULBRA, LAIS REGINA DE SOUSA SAMPAIO - CEULP/ULBRA, WILLAME OLIVEIRA RIBEIRO JUNIOR - CEULP/ULBRA, MARILLIA GABRIELLA CAJUEIRO ROCHA - CEULP/ULBRA


Período de Realização
Entre os meses de Junho a Setembro de 2021, no município de Palmas, Tocantins.


Objeto da experiência
O instrumento de planejamento mapa falante como estratégia de conhecimento e diagnostico situacional do território em saúde.

Objetivos
Demostrar o planejamento e elaboração do mapa falante para o conhecimento territorial e populacional de um determinado território de saúde, sob a visão multiprofissional dos residentes da estratégia de saúde da família.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por residentes enfermeiros e odontólogos integrantes do programa de residência multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, durante Unidade Educacional de Gestão Integrada do Território com a intermediação de Tutores de Gestão.

Resultados
O instrumento de planejamento Mapa Falante originou do produto final da Unidade Educacional de Gestão Integrada do Território. O processo da construção e planejamento consistiu nas seguintes etapas, primeiramente houve a etapa da contextualização cientifica sobre ferramenta, posteriormente na segunda etapa realizou-se o levantamento dos dados in loco por meio de visitas no território, pesquisas na plataforma de indicadores BI-SUS e roda de conversa com os Agentes Comunitários em Saúde.

Análise Crítica
A experiência com o instrumento de planejamento mapa falante possibilitou a aprendizagem realística do território em saúde que abrange o cenário de prática da residência. A partir da leitura geográfica e a elegibilidade dos determinantes sociais em saúde com base na construção do olhar multiprofissional proporcionasse e facilita a criação ações de intervenção baseado na real necessidade da população e sua especificidade.

Conclusões e/ou Recomendações
A utilização desse instrumento possibilita para além da integração ensino-serviço e comunidade, o estabelecimento do diagnóstico situacional com base na realidade do território. Este movimento é imprescindível para a saúde coletiva da população, uma vez que implica na melhoria do planejamento estratégico situacional, beneficiando ações que promovem à promoção e prevenção da saúde, respeitando a especificidade da população adstrita no território.