SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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41430 - INTERAÇÃO CULTURAL E HUMANÍSTICA ATRAVÉS DO CINEMA COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM SAÚDE COLETIVA SÈYIGBÉNAN MÉLAINE EDOUARDA HOUNDJO - UFPR, CARLOS GUILHERME MEISTER ARENHART - UFPR
Período de Realização As aulas e monitorias ocorreram nas quartas-feiras durante o primeiro semestre de 2022.
Objeto da experiência Adquirir competências, atitudes e habilidades para conhecer questões relacionadas às Interações Culturais e Humanísticas – Cinema e Saúde.
Objetivos Introduzir conceitos sobre a análise fílmica para a Saúde Coletiva; compreender a Saúde e suas representações no cinema nacional; refletir sobre o Cinema e Audiovisual como estratégia de intervenção na Saúde.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência da Interação Cultural e Humanística (ICH) - Cinema e Saúde e da vivência no programa de monitoria, iniciação à docência durante a graduação em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Resultados O cinema é um campo complexo e um importante instrumento de impacto na sociedade. Sua relação com o campo da Saúde Coletiva pode ser um meio de realização da práxis da formação para a Saúde, como para a reflexão sobre a epidemiologia, a análise de políticas públicas e o disparador de debates de temas emergentes socio sanitários. O cinema e audiovisual podem também ajudar a romper as barreiras linguísticas e simbólicas fornecendo elementos para a reflexão crítica sobre as intervenções necessárias em saúde.
Análise Crítica O filme “Nós não vamos pagar nada” por exemplo traz uma reflexão sobre a segurança alimentar e nutricional na população brasileira. Já o filme “Holocausto Brasileiro” aborda o tema da ruptura com a lógica manicomial e estruturação do modelo de atenção em saúde mental. “M8: Quando a Morte Socorre a Vida”, aponta para o papel importante da bioética na formação e atuação dos profissionais da saúde, além de trazer questões sociais como racismo e desigualdade econômica.
Conclusões e/ou Recomendações Foi uma vivência muito rica que favoreceu uma melhor compreensão da sociedade brasileira, além de contribuir a aprofundar os saberes dos fundamentos e o funcionamento do sistema de saúde do Brasil. A experiência com a monitoria e a participação das aulas da ICH revelam o quanto o cinema e o audiovisual podem ser um grande aliado da Saúde Coletiva tanto para a reflexão crítica quanto para a formação dos futuros Sanitaristas brasileiros.
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