SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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41335 - PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE PROGRAMETES PARA MÍDIAS SONORAS: O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, AS (OS) ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE, A PANDEMIA DE COVID-19 NILCÉIA NASCIMENTO DE FIGUEIREDO - UERJ, VALÉRIA FERREIRA ROMANO - UFRJ, ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA RABELLO DUARTE - UFRJ, GABRIELA JADE NASCIMENTO FIGUEIREDO - UFRJ, LUAN LIMOEIRO SILVA HERMOGENES DO AMARAL - UFRJ, CLARA JUDITH DE JESUS NASCIMENTO - UFRJ, LUCAS EUGÊNIO DA SILVA - UNIFAA, GLENDA MATEUS AMORIM - UFRJ, RACHEL DE SOUZA EUFLAZINO - UFRJ, MARIA FERNANDA ABREU DO NASCIMENTO - UFRJ
Período de Realização Setembro de 2020 até o presente
Objeto da experiência Programa de rádio SUStentando Vidas produzido por estudantes de Psicologia, Educação Física, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Saúde Coletiva.
Objetivos Relatar como, em tempos de pandemia de COVID-19, uma proposta da extensão universitária do Laboratório de Estudos em Atenção Primária da UFRJ, mobilizou estudantes de graduação da saúde a elaborar roteiros e produzir locuções de episódios sobre o SUS, direitos e acesso, para a mídia sonora.
Metodologia Partindo de uma pedagogia da experiência, voltada para o ensinar e o aprender através do fazer com autonomia/liberdade, construímos os episódios do SUStentando a vida, concomitante à um sentido de pertencimento, de vínculo; amorosidade; solidariedade entre nós: estudantes e professoras. Talvez o sentido de identificação e idealização, necessários à intersubjetividade, no modo de operar do inconsciente, tenha nos levado a lidar com os temas “caros” dos episódios, impostos também pela COVID-19.
Resultados Desde setembro de 2020, foram construídos cerca de 80 episódios, que são veiculados semanalmente no formato de podcast, na Rádio UFRJ, no spotify, Spreaker e eventualmente em outras rádios, como foi a série sobre “violência contra a criança” veiculada na Rádio MEC AM em maio de 2021. Além de uma ampla produção contemplando educação em saúde, direitos e acesso, a construção mediada por demanda espontânea da/os estudantes, também originam uma reflexão crítica sobre o impacto na própria formação.
Análise Crítica Pactuamos ressignificar sentidos na luta pela valorização da vida, contra objetividades e verdades absolutas num mundo incerto e cada dia mais fechado em si mesmo. Aprendemos que entre as frestas do cultural, do simbólico e do imaginário, a produção do cuidado pode circular. Além do fato que outras linguagens são factíveis para a produção de conhecimento, mobilizando aspectos políticos/sociais tão esquecidos dentro do conteudísmo das graduações em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Processos de produção científica, onde a subjetividade, estado de presença, a autonomia são valorizadas, são importantes dispositivos pedagógicos e provocam uma formação de futuros profissionais engajados para o SUS. Nesse sentido além da transdisciplinaridade a multiprofissionalidade idealizadas para equipes de saúde, são experimentadas na práxis e possível de serem implantadas. Oralidade e empatia são “treináveis” pela narração radiofônica.
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