Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41172 - CONHECER PARA ATUAR NA APS: TELESSAÚDE NO PROCESSO FORMATIVO EM SAÚDE, À LUZ DA VIVÊNCIA EM CAMPO DE UMA RESIDENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE
TAIS ALMEIDA SANTANA - RESIDENTE DO PROGRAMA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA PELA FUNDAÇÃO ESTATAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA (FESF-SUS), ADEILDA ANANIAS DE LIMA - CIRURGIÃ-DENTISTA. TELECONSULTORA DE SAÚDE BUCAL DO NÚCLEO TELESSAÚDE BAHIA. MESTRANDA EM SAÚDE COLETIVA., ERICA LIMA COSTA DE MENEZES - SANITARISTA DA DIRETORIA DE ATENÇÃO BÁSICA DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA.


Período de Realização
O período do estágio ocorreu nos meses de março e abril de 2022, com duração de 40 horas semanais.

Objeto da experiência
Introdução da Telessaúde na formação em saúde para atuação profissional na Atenção Primária à Saúde (APS).

Objetivos
Relatar a experiência adquirida no Núcleo Técnico Científico de Telessaúde Bahia (NTC BA); Demonstrar sua importância na formação em saúde e apresentar produtos elaborados para qualificação dos profissionais de saúde para atuarem na APS.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência da residente do núcleo de Odontologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, da Fundação Estatal Saúde da Família, realizado durante o período de estágio eletivo no NTC BA, com acompanhamento de preceptoria de profissional do NTC. Baseou-se na elaboração de produtos para contribuição da Educação Permanente em Saúde (EPS) e da assistência para atuação profissional na APS.

Resultados
A partir das ofertas (Teleconsultoria, Teleducação, Segunda Opinião Formativa, Telediagnóstico), colaborei na realização de pesquisas para elaboração de respostas às teleconsultorias e ofertas de teleducação em saúde bucal, escrevendo a coluna sobre gestação e Podcast acerca da atenção domiciliar. Participei do planejamento e articulação das ações em saúde bucal com a Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Análise Crítica
A ampliação do uso da Telessaúde e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na área da saúde, tem provocado a necessidade de inserção desses temas na formação de profissionais de saúde, tanto na graduação quanto na pós-graduação, assim como o fomento à pesquisa na área. O uso da Telessaúde pode contribuir para ampliação do conhecimento em tempo oportuno, otimização dos serviços, atendendo aos princípios, atributos da APS e garantia da qualidade dos cuidados prestados em saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
A partir do supracitado é notório a importância da Telessaúde e das TIC’s na formação em Saúde, sendo possível, por meio desta experiência, compreender as contribuições destas tecnologias para a atuação na APS, favorecendo a qualificação do processo de trabalho, o fortalecimento e a qualificação do acesso e do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS).