Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41014 - CUIDADO AO USUÁRIO DIABÉTICO - UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
MATHEUS GUIRRA MARTINS FERREIRA - UEFS, VICTOR BERTINO SILVA - UEFS, FRANCIELLE LIMA DOS SANTOS - UEFS, REBECA VIANA SANTANA ESQUIVEL - UEFS, LARISSA DRIELE TEIXEIRA MELO - UEFS, VALDNA ALVES BASTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ESTEVÃO, LUCIANE CRISTINA FELTRIN DE OLIVEIRA - UEFS


Período de Realização
A ação foi realizada no dia 22 de fevereiro do ano de 2022.

Objeto da experiência
A experiência se trata de um momento de educação permanente com Agentes Comunitários (ACS) sobre cuidado à usuários diabéticos no interior da Bahia.

Objetivos
Estimular uma prática profissional crítica e humanizada, pautada na realidade local do território, além de compreender as potencialidades e dificuldades do fazer profissional no processo saúde-doença dos usuários diabéticos e traçar estratégias para qualificar o cuidado a esse grupo.

Metodologia
Inicialmente, os ACS foram convidados a expressarem os conhecimentos prévios acerca do tema e, em seguida, elencar desafios importantes e as respectivas causas. Posteriormente foi realizado um momento expositivo, abordando o papel do ACS no cuidado a esses usuários, sinais e sintomas da diabetes, orientações sobre o manejo da insulina e aspectos psicossociais. Para finalizar foi realizado um jogo no formato de tabuleiro, no qual os ACS deveriam resolver situações problemas para avançar casas.

Resultados
O momento de educação permanente foi realizado para os ACS de duas equipes de saúde. Os participantes relataram, dentre os desafios, a falta de entendimento sobre a diabetes, em especial para orientar os pacientes em uso de insulina, desabastecimento dos medicamentos e insumos para o cuidado e entraves para a adesão ao tratamento por parte dos usuários. Ao final, os ACS relataram que se sentiam mais seguros para orientar os usuários, bem como prestar um cuidado mais qualificado a esses usuários.

Análise Crítica
A educação permanente em saúde estimula um processo de trabalho mais crítico e reflexivo, dialogando com as necessidades do cotidiano. Desse modo, a alta prevalência da diabetes representa um desafio significativo para a Atenção Primária à Saúde (APS), visto que o cuidado não qualificado pode gerar impactos negativos no processo saúde-doença, como dificuldade na adesão ao tratamento e fragilidade do vínculo com a equipe, gerando aumento de encaminhamentos para os outros níveis de atenção.

Conclusões e/ou Recomendações
É cada vez mais imprescindível que ações educativas estejam ancoradas nas necessidades dos profissionais de saúde. É necessário ampliar o olhar e garantir formações que promovam a criticidade do fazer profissional e o aprendizado contínuo a partir das potencialidades e dificuldades do processo de trabalho. Portanto, estimular estratégias que promovam a educação permanente é fundamental para superar os desafios advindos da diabetes na APS.