SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41012 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 ATRAVÉS DA REDE SOCIAL INSTAGRAM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DIEGO GABRIEL SANTOS DE OLIVEIRA - UNEB, SIMONE SANTANA DA SILVA - UNEB, CLEUMA SUELI SANTOS SUTO - UNEB, ELIANA DO SACRAMENTO ALMEIDA - UNEB, RITA DE CÁSSIA DIAS NASCIMENTO - UNEB, MONALISA BATATINHA DE CASTRO SILVA - UNEB, RAFAELA GUIMARÃES FREITAS - UNEB, JOSENILDE DAMASCENA DE OLIVEIRA - UNEB
Período de Realização As Atividades no aplicativo Instagram iniciaram-se em abril de 2020, mantendo-se até os dias atuais.
Objeto da experiência Sensibilização da população sobre cuidados para o enfrentamento da pandemia da COVID -19 por meio de rede social.
Objetivos Descrever a experiência dos estudantes no desenvolvimento de ações de educação em saúde mantidas desde o início da pandemia, sobre recomendações sanitárias para o enfrentamento da pandemia da COVID-19, como elaboração e publicação de cartões educativos e boletins.
Metodologia Relato de experiências de estudantes, de uma universidade pública do semiárido baiano, sobre o uso de uma rede social (Instagram) como estratégia de Educação em Saúde. Aborda informações sobre o vírus e cuidados necessários, para à população em geral. A iniciativa está vinculada ao projeto “Juntos contra o coronavírus” da UNEB, campus VII, sendo desenvolvida com o intuito de promover o acesso à informações sobre problemas vinculados ao vírus em busca da redução dos casos, ao máximo de pessoas.
Resultados Foram publicados, até maio de 2022, mais de 50 cartões e vídeos educativos com a utilização de linguagem de fácil assimilação. Além de mais de 600 boletins informativos, com registros de casos e óbitos acumulados. A conta obteve um alcance de mais de 400 usuários. Observou-se que as publicações com teor educativo tiveram maior engajamento, afinal conseguem esclarecer dúvidas que a população possui sobre a doença. Contudo, os boletins tiveram redução de acessos após a redução do número de casos
Análise Crítica O Instagram permite a rápida disseminação de informações para quem possui acesso à internet, entendendo o significativo número de acessos. As ações de educação em saúde contribuem na orientação da população. Entretanto, não se pode negar que para as pessoas que têm dificuldade de acesso à internet, a ferramenta é um limitador. Já, a redução de acessos aos boletins diários, observada com o decréscimo dos casos, está vinculada a despreocupação com a doença e ao relaxamento das medidas sanitárias.
Conclusões e/ou Recomendações Recomenda-se que sejam divulgadas e seguidas as recomendações sanitárias devido a continuidade da pandemia. Embora a vacinação tenha apresentado resultados, sobretudo em relação à baixa gravidade dos casos e redução dos óbitos, não se pode esquecer dos grupos etários não vacinados e expostos, da tendência de confirmação de que doses de reforço serão necessárias e que a educação em saúde é imprescindível para seu enfrentamento.
|