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40869 - SURDOS NA ATENÇÃO BÁSICA - DA SENSIBILIZAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O NÚCLEO DE TELEDUCAÇÃO DA SESAB DESIRÉE DE VIT BREGOW - UFBA, KAREN ALENCAR MENEZES - UFBA, HERCÍLIA KAYLA SANTOS DE CARVALHO - UFBA, AMANDA SOUZA RODRIGUES - UFBA
Período de Realização A experiência foi realizada entre fevereiro e julho de 2022.
Objeto da experiência Acessibilidade linguística para a pessoa surda na Atenção Primária à Saúde (APS) pela conscientização dos profissionais de saúde.
Objetivos A parceria do Projeto para Acolhimento de familiares de crianças surdas (PAIS) e a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) objetivou sensibilizar profissionais de saúde quanto a necessidade de acessibilidade linguística e a criação de estratégias para o atendimento acessível da pessoa surda.
Metodologia Como estratégia, foi realizada inicialmente uma Webpalestra com o tema "O cuidado com a pessoa surda no território: como conduzir na AB", no dia 15/02/2022. No dia 09/03/2022, o PAIS participou de uma reunião presencial na Secretaria de Saúde com a equipe de Telessaúde para planejar as ações a serem desenvolvidas posteriormente pelo projeto de extensão e a SESAB. Por fim, foi promovida uma roda de matriciamento no dia 20/04/2022 com os profissionais que atuam na APS.
Resultados Na Webpalestra foi atingido um público total de 67 pessoas de diferentes categorias profissionais, pertencentes a estados da região Nordeste, Norte e Sudeste. Na roda de matriciamento, 34 profissionais da Bahia e Piauí estiveram presentes. Além disso, a parceria com a SESAB resultou na formatação de uma cartilha de orientação para as famílias de pessoas surdas e em um Quiz acerca das atribuições da APS voltadas à pessoa surda elaborado para o Instagram da Secretaria de Saúde.
Análise Crítica A concepção patologizante do modelo biomédico acerca da surdez e a ausência de acessibilidade linguística são barreiras de acesso que devem ser enfrentadas. Portanto, a instrumentalização dos profissionais da APS, por meio de uma formação educativa permanente sobre estratégias de promoção do cuidado integral ao surdo, faz-se imprescindível. Por meio dela, o paradigma capacitista enraizado no pensamento coletivo poderá ser questionado e a autonomia da pessoa surda ser, de fato, prioridade.
Conclusões e/ou Recomendações Por meio desta experiência, verificou-se a importância dos espaços de discussão sobre estratégias voltadas à equidade no atendimento à pessoa surda, e que a mobilização de mais profissionais da Atenção Primária acerca da temática é indispensável. Ademais, a presença de trabalhadores que dominem a Língua de Sinais também é um ponto de atenção, assim como a contratação de intérpretes, visto a importância da LIBRAS para uma comunicação efetiva.
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