SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
40648 - EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR DISCENTES DE ENFERMAGEM EM UMA VISITA DOMICILIAR AO PACIENTE PORTADOR DE HANSENÍASE VIRCHOWIANA JULIARA POLLYANA DA SILVA ROCHA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, JACIANE FERREIRA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, PRISCILLA MÉCIA CONCEIÇÃO DE BRITO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Período de Realização A experiência ocorreu em setembro de 2019.
Objeto da experiência Visita domiciliar à paciente portadora de hanseníase
Objetivos Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas do curso de Bacharelado em Enfermagem durante a realização de uma visita domiciliar à paciente portadora de hanseníase no âmbito da atenção primária à saúde.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência acerca de uma visita domiciliar desenvolvida no Componente Curricular Saúde Coletiva II. A mesma foi realizada, por 2 discentes do quinto semestre de enfermagem, acompanhadas pelo agente comunitário de saúde da área escolhida, ao portador de Hanseníase virchowiana. A mesma estava vinculada a uma Estratégia de Saúde da Família localizada em um município no interior baiano.
Resultados Na visita domiciliar foi observado que a mesma era portadora de hanseníase virchowiana (multibacilar). Foi utilizado o formulário para avaliação neurológica simplificada. Ao realizar o exame clínico foi constatado lesões de pele, força motora diminuída, alterações na sensibilidade dolorosa e tátil, redução da acuidade visual e triquíase devido ao diagnóstico tardio e o agravamento da doença. Além disso, o prontuário da paciente fornecia informações precárias sobre a evolução da doença.
Análise Crítica Pode-se observar que houve uma fragilidade da assistência de enfermagem à portadora de Hanseníase e seus contatos, pois a mesma foi diagnosticada tardiamente levando ao agravamento da doença. Apesar de ser uma doença que tem cura se não for detectada e tratada precocemente pode acarretar em danos irreversíveis que irão impactar na qualidade de vida do paciente e seus familiares, além de onerar os serviços de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Os resultados demonstram a importância da visita domiciliar através do trabalho em equipe para busca ativa de casos e diagnostico precoce para tratamento e melhora da qualidade de vida do paciente e familiares. A aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem é imprescindível para minimizar as sequelas e interromper o ciclo da doença. Assim a visita domiciliar realizada pela equipe é imprescindível para acompanhar os casos detectados.
|