Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40548 - AMANDABA NA AMAZÔNIA: DESCRIÇÃO DO CONTATO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE COM O ITINERÁRIO FREIREANO
LAYS NUNES DA SILVA - UFPA/PPGSAS, MARIA DO SOCORRO CASTELO BRANCO DE OLIVEIRA - UFPA/PPGSAS, SUELEN TRINDADE CORREA - UFPA, ERIC RENATO LIMA FIGUEIREDO - UFPA/PPGSAS, FELIPE LUÃ SILVA DE MORAES - UFPA, SAMUEL YAO ATSU DUHO - UFPA, REGIANE PADILHA DOS SANTOS - UFPA/PPGSAS, HANNA HADASSA SOARES MARTINS, VICTÓRIA BRIOSO TAVARE - UFPA/PPGSAS, ALINE LOBATO DE FARIAS - UFPA/PPGSAS


Período de Realização
De 02/08/2021 a 31/08/202,1 em Belém-PA

Objeto da experiência
Aplicação da teoria de Paulo Freire na construção de atividades voltadas à educação em saúde

Objetivos
Referir as percepções de profissionais de saúde sobre o itinerário de Freire na educação em saúde para pessoas com Diabetes

Metodologia
Partindo do itinerário idealizado por Paulo Freire (1967), dotado das seguintes fases: levantamento do universo temático; escolha dos temas geradores; problematização das situações e desvelamento crítico; a equipe multiprofissional de um projeto de pesquisa elaborou Círculos de Cultura sobre temas relacionado ao autocuidado em pessoas com Diabetes, dando início ao primeiro contato com a educação popular e emancipadora.

Resultados
Após leitura das obras de Paulo Freire (1967) e Brandão (1983) com professores especializados em educação popular, a equipe do projeto voltado para pessoas com Diabetes elaborou 6 Círculos de Cultura que reforçaram a importância da autonomia, frente as possibilidades socioeconômicas e estruturais que envolvem os participantes. Destacou-se também que as consultas assistências tendem a assumir características bancárias propagadas na academia, distanciando o usuário dos cuidados em saúde.

Análise Crítica
As dificuldades da equipe na prática da educação popular refletem as características da formação acadêmica; pois a tradicional área da saúde é centrada em um modelo biomédico, que foca atenção na doença, na condição clínica e no tratamento; tornando a saúde, em alguns casos, algo inacessível e fora do cotidiano do usuário. Os Círculos de Cultura ajudaram a compreender a importância da valorização dos conhecimentos dos usuários e a importância da comunicação efetiva entre equipe e usuário.

Conclusões e/ou Recomendações
A prática da educação popular baseada nos preceitos de Freire convidou o grupo a repensar a lógica vertical da assistência à saúde, e consequentemente, a adaptar sua linguagem, exercer a empatia e contextualizar as bases teóricas da sua formação a realidade das pessoas assistidas, reforçando as práticas de educação popular em saúde necessárias para criação de vínculo, acolhimento e acompanhamento dos usuários na atenção primária.