SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39731 - INSERÇÃO DE CONCEITOS REGULATÓRIOS E DE SAÚDE NA PRÁTICA DO ENSINO MÉDIO LILIAN DE FIGUEIREDO VENÂNCIO - FIOCRUZ- INCQS, ANNA MARIA BARRETO SILVA FUST - FIOCRUZ- INCQS, RENATA DE FREITAS DALAVIA VALE - FIOCRUZ- INCQS, MARIA DENISE NEVES BORGES - FIOCRUZ- INCQS, MATEUS HENRIQUE MENDONÇA NEVES - FIOCRUZ- INCQS, GABRIELLE NASCIMENTO DOS SANTOS - FIOCRUZ- INCQS, MICHELE FEITOZA SILVA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES
Apresentação/Introdução O INCQS atua em áreas de ensino e pesquisa relativas ao controle da qualidade de produtos. Nos últimos anos esteve inserido no PROVOC junto à Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, que tem uma proposta de Iniciação Científica na área da saúde para jovens que cursam o ensino médio, e também estimula a aprendizagem dos conhecimentos a partir da experimentação de práticas de pesquisa.
Objetivos O objetivo do levantamento é promover a divulgação da iniciação científica e estimular inserção de conceitos regulatórios à alunos do ensino médio, diante do desafio de preparação para cursar as Universidades.
Metodologia A partir dessa perspectiva, o INCQS estabeleceu uma parceria com a EPSJV para elaborar trabalhos técnicos-científicas, que passariam a contribuir na implementação da prática laboratorial. A proposta foi realizar análises de aspecto em dispositivos médicos como projeto piloto para esse estudo. As análises foram realizadas com formulários padronizados seguindo as legislações e normas técnicas vigentes. Os trabalhos tiveram como base as análises de aspecto de seringas, agulhas, gaze e luvas que estavam entre os produtos mais notificados no Notivisa (Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária).
Resultados Os alunos verificaram a importância da busca pelas não conformidades de acordo com os regulamentos técnicos. As produções realizadas pelos alunos servem de referência para novos ensaios de aspecto, e obedecem aos requisitos de qualidade que são imperativos na rotina do laboratório. Os trabalhos foram: “Perfil das notificações de queixas técnicas do produto seringas hipodérmicas no período de 2016-2017 no Brasil”; “Perfil da qualidade dos dispositivos médicos utilizados no Brasil”, “Revisão do formulário de avaliação de seringa hipodérmica de uso único com agulha”, “Revisão dos instrumentos de avaliação da qualidade de dispositivos médicos no âmbito sanitário”.
Conclusões/Considerações Dessa forma, os alunos foram apresentados aos requisitos de qualidade e as normas para elaboração de documentos técnicos, utilizados no laboratório, sempre sob supervisão de um profissional e de acordo com o instrumento de educação em saúde. Por isso, a proposta do INCQS de trazer alunos para a capacitação intelectual aplicável é de suma importância no laboratório, na divulgação científica e uni instituições dentro da Fiocruz.
|