Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39726 - MARATONA DE SAÚDE COLETIVA: ROMPENDO FRONTEIRAS NO CONTEXTO PANDÊMICO
THAIANE FURTADO MACEDO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO - UFCAT, CINDY LEITE MONTEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO - UFCAT, KARLA OLIVEIRA DE CASTRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO - UFCAT, THAMYRIS PAULINO DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO - UFCAT, MARIANE CALDEIRA ALVES MENDES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO - UFCAT, EDUARDA OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO - UFCAT, MARIA RITA GOMES DA CRUZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO - UFCAT, DEBORAH RODRIGUES DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO - UFCAT, VITORIA DUARTE BARBOSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO - UFCAT, NUNILA FERREIRA DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO - UFCAT


Período de Realização
A Maratona de Saúde Coletiva foi realizada durante o período de 19/10/2021 a 30/11/2021.

Objeto da experiência
Esse evento consistiu em um conjunto de palestras organizadas pela Liga Catalana de Saúde Coletiva (LCSC) e trouxe distintas vivências profissionais.

Objetivos
Descrever um relato de experiência sobre desenvolvimento da Maratona de Saúde Coletiva, realizada durante o período pandêmico em ambiente virtual. O intuito foi apresentar diferentes cenários da Saúde Coletiva no Brasil, através da perspectiva de enfermeiros atuantes em regiões distintas.

Metodologia
A Maratona de Saúde Coletiva consistiu em cinco palestras coordenadas pela LCSC: semanais, via Google Meet, duração de uma hora e abertas ao público geral. Foram convidados enfermeiros para falar de suas experiências de trabalho e as temáticas abrangeram a realidade da Saúde Coletiva em diferentes contextos: grandes centros, urgência e emergência, zona rural, comunidades indígenas e território amazônico. Em cada encontro, houve expressiva interação dos participantes, que totalizaram 90 pessoas.

Resultados
O evento proporcionou a possibilidade de se conhecer e dialogar sobre as práticas em saúde comuns aos territórios apresentados e as que se distinguem em razão de especificidades locais. O ambiente virtual facilitou o acesso a profissionais de variadas regiões do país, que explanaram a respeito de suas atividades laborais e das características das Redes de Atenção à Saúde. Possibilitando a ampliação da compreensão de diversas realidades no que tange à assistência com enfoque na Saúde Coletiva.

Análise Crítica
O contexto virtual permitiu muitas trocas entre participantes de diferentes regiões do território nacional por meio das palestras realizadas durante a Maratona de Saúde Coletiva, difundindo conhecimento amplo a respeito da temática a um número maior e plural de indivíduos, o que possibilitou o compartilhamento de múltiplas vivências. Ademais, a linguagem acessível utilizada nas palestras facilitou a compreensão por parte do público não pertencente aos contextos apresentados em cada momento.

Conclusões e/ou Recomendações
A realização do evento ocorreu após o início das atividades da LCSC, proporcionou estímulo para o aprendizado sobre a Saúde Coletiva durante o isolamento social. Aproximou as distintas realidades encontradas ao redor do Brasil, atuando como uma facilitadora do acesso aos saberes compartilhados pelos palestrantes, bem como aos conhecimentos construídos coletivamente no decorrer do processo, considerando a troca horizontalizada de experiências.