Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39713 - CONTRIBUIÇÕES DE UMA FEMINISTA NEGRA PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE: UMA OLHAR DE BELL HOOKS SOBRE A PRÁTICA DE EPS
MATHEUS SILVA PEDREIRA - UFBA/ ISC, MANUELA MARQUES RODRIGUES DE JESUS - EBMSP - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA


Período de Realização
A análise ocorreu nos anos de 2021 e 2022.

Objeto da experiência
Contribuições teóricas da bell hooks para a prática de Educação Permanente em Saúde (EPS)

Objetivos
Analisar as práticas de Educação Permanente em Saúde (EPS) na Gestão da educação na SMS de Salvador a partir das concpões da autora feminista negra bell hooks.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo-analítico, no qual utilizou-se como fonte de dados os fragmentos orais oriundos das práticas no estágio na gestão da educação do município de Salvador, por estudantes de graduação. Tendo como base o referencial teórico o livro “Ensinando o pensamento crítico”, de bell hooks, a análise culmina num diálogo teórico sobre a EPS e atravessamentos das formas de dominação como a colonialidade, patriarcado e desigualdades sociais.


Resultados
A bell hooks é um referencial do feminismo negro, dialoga com Paulo Freire. Ela apresenta conceitos sobre o compartilhar de histórias, comunidades de aprendizagem, pensamento crítico e a sala de aula como um espaço potente de luta contra o racismo, machismo e outras formas de preconceito. A EPS pode construir esse caminho de reflexões sobre a realidade da/os trabalhadoras/res que são atravessados nessas encruzilhadas pela colonialidade, patriarcado e desigualdades sociais à luz dessas teorias.

Análise Crítica
EPS é uma prática amorosa de luta e libertação contra as políticas de dominação. Devemos compreender que esse movimento de libertação não acontecerá de imediato. Nossos avanços não podem parar nossas lutas, afinal “a libertação é um processo contínuo", assim como os movimentos da EPS. Por haver uma cultura colonizadora, que molda nossas consciências e ações, pode-se observar a reprodução de ações opressoras nos processos de trabalho. Através do pensamento crítico a EPS luta contra esta cultura.

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que bell hooks se consolida como uma contribuição para a EPS como uma estratégia de luta contra uma política de dominação colonial. As teorias da autora possibilitam um olhar ampliado sobre aspectos como: racismo, machismo e a colonialidade, elementos que atravessam usuários e trabalhadores do SUS, bell hooks inspira a EPS através da prática crítico/reflexiva em um contexto complexo provocando engajamento e fortalecimento de redes.