Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39674 - ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
REBECA DE ARAUJO DUARTE - SMS-RJ, LETÍCIA FRINHANI PEREZ DOS SANTOS - UCB-RJ, REBECA DE ARAUJO DUARTE - SMS-RJ, REBECA DE ARAUJO DUARTE - SMS-RJ, REBECA DE ARAUJO DUARTE - SMS-RJ, REBECA DE ARAUJO DUARTE - SMS-RJ


Período de Realização
Este trabalho foi realizado entre abril e maio de 2020.

Objeto da experiência
A prática do acadêmico de enfermagem frente estágio não obrigatório de Enfermagem como Acadêmico Bolsista da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em uma unidade de atenção básica

Objetivos
Relatar a vivência do estágio não obrigatório em uma unidade de atenção básica situada na cidade do Rio de Janeiro em tempos de pandemia.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência sobre a prática do estágio não obrigatório de Enfermagem como Acadêmico Bolsista da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em uma unidade de atenção básica. Os cenários de prática consistiram no espaço de resposta rápida à COVID-19, sala de vacinação, sala de procedimentos, consultórios de enfermagem e acolhimento do usuário. Os dados colhidos para este estudo se basearam na vivência de 12 horas semanais durante intervalo específico.

Resultados
Foram desenvolvidas ainda atividades relacionadas à promoção da participação social no planejamento das políticas públicas na área da saúde envolvendo usuários e membros de conselhos locais de saúde vinculados às unidades de atenção básica. Não obstante, as atividades compreenderam ações individualizadas e coletivas, envolvendo grupos nas unidades da atenção básica. As ações educativas tiveram ênfase na promoção do autocuidado, buscando envolver indivíduos e seus familiares.

Análise Crítica
A Estratégia Saúde da Família busca romper com paradigmas cristalizados e possibilita a entrada de cenários, sujeitos e linguagens no âmbito da atenção à saúde com potenciais para reconstrução das práticas considerando o cuidado como princípio da integralidade e o usuário como protagonista. Pressupõe ainda a presença ativa do sujeito e as interações subjetivas, ricas e dinâmicas, exigindo ampliação dos horizontes da racionalidade que orienta tecnologias e agentes das práticas.

Conclusões e/ou Recomendações
O estágio se apresenta como uma estratégia pedagógica que amplia as relações humanas envolvendo outros atores que participam do contexto da prática que vai além da relação professor-aluno. Esse momento é significativo na formação profissional, pois o estudante exerce maior autonomia no contato direto com a realidade de saúde da população possibilitando o desenvolvimento pessoal, profissional e a intensificação da relação entre teoria e prática.