SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39431 - ATELIÊ MUSICAL, CANTAR E ENCANTAR: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM EPS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR. MATHEUS SILVA PEDREIRA - UFBA/ ISC, MANUELA MARQUES RODRIGUES DE JESUS - EBMSP - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, LEIDE DIONNE PEREIRA DE JESUS SANTOS - UFBA/ ISC, ADELMA SANTANA DE SOUZA - ISC/UFBA
Período de Realização Ocorreu na 5ª (2021) e 6ª (2022) edição do curso de Formação de Facilitadores em EPS
Objeto da experiência O ateliê musical enquanto recurso de ensino e aprendizagem na Educação Permanente em Saúde (EPS)
Objetivos Analisar a utilização do ateliê musical como estratégia de ensino e aprendizagem no Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde (CFEPS) realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.
Metodologia O ateliê musical (AM) é uma adaptação do “ateliê biográfico com canções populares”, proposto por Sílvio Roberto Silva Carvalho. A atividade foi composta por 4 momentos: Planejamento; Disparador; Compartilhamento e Construção Reflexiva. A análise foi feita a partir da observação da performance, engajamento e participação da turma e dos facilitadores, do feedback e avaliação da atividade.
Resultados O ateliê se mostrou com potencial para o fortalecimento da comunidade de aprendizagem, através do compartilhamento de histórias e narrativas pessoais e íntimas. Expor as vulnerabilidades contribuiu na construção de um acordo não implícito de respeito e acolhimento. Após, foi construída uma Playlist compartilhada e se incentivou que as reflexões individuais e grupais fossem levadas ao portfólio. A turma deu uma devolutiva positiva ao AM, através de avaliação oral e formulários.
Análise Crítica A utilização do AM contribuiu para a aproximação e ampliação do diálogo entre as turmas. Ao promover trocas emocionais o AM permitiu que as pessoas pudessem melhor compreender umas às outras, favoreceu o estabelecimento do processo de ensino e aprendizagem envolto nas emoções, não se restringindo à racionalidade e aos conhecimentos logicamente estruturados, mas valorizando os sentimentos de cada um e a maneira como se relacionam com o processo de aprendizagem/apreensão de algo novo.
Conclusões e/ou Recomendações O AM é uma estratégia de ensino aprendizagem que coopera para: fortalecimento do processo educacional e formação de sujeitos críticos-reflexivos. O encanto da arte potencializa a aprendizagem ao considerar as emoções como importantes elementos, sinalizando a relevância dessas práticas para as mudanças de contextos de trabalho. Ao cantar, as pessoas revelaram seus encantos (práticas) que retroalimentam sujeitos e fortalecem o SUS.
|