Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39229 - A ATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO RESIDENTE EM PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE (PGS)
LEIDE DIONNE PEREIRA DE JESUS SANTOS - UFBA, BERENICE TEMOTEO DA SILVA - UFBA


Período de Realização
Os relatos aqui apresentados ocorreram no período de março de 2021 a fevereiro de 2022.

Objeto da experiência
Atuação de uma fonoaudióloga na residência multiprofissional de saúde coletiva com ênfase em Planejamento e Gestão em Saúde (PGS).

Objetivos
Relatar as principais atividades e reflexões de uma profissional fonoaudióloga durante o seu primeiro ano de residência na área técnica de planejamento de um distrito sanitário.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência do percurso formativo de uma fonoaudióloga na área da gestão em saúde. A vivência ocorreu através da residência multiprofissional em PGS. O entrelaçamento teórico-prático se deu a partir da inserção simultânea na sede de um Distrito Sanitário (DS) do município de Salvador/BA, sob preceptoria da área técnica de planejamento do DS e supervisão pedagógica docente e no programa integrado de pesquisa e cooperação técnica em planejamento, gestão e avaliação.

Resultados
No campo de práticas, vivenciou-se a construção colaborativa dos instrumentos de planejamento e gestão em saúde no âmbito distrital (Programação Operativa Anual, Relatório Quadrimestral), além de contribuir para a elaboração do Plano Municipal de Saúde, realizando a Análise de Situação de Saúde do DS. A fundamentação teórica sobre PGS e a discussão do processo de trabalho em saúde ocorreram por meio das vivências no programa integrado, nos encontros de supervisão e nos componentes curriculares.

Análise Crítica
A saúde coletiva é uma das especialidades da fonoaudiologia prevista na Resolução nº 320 de 2006 do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF). Porém, a especialização no formato de residência em PGS extrapola a construção de estratégias de planejamento e gestão, no campo fonoaudiológico, e o espaço de atuação desse profissional na atenção à saúde. Essa vivência permite sobretudo o desenvolvimento de competência e habilidade na gestão do sistema de saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
A residência multiprofissional em PGS oportunizou pavimentar a formação de fonoaudióloga especialista em saúde coletiva, a partir de uma imersão na área técnica do planejamento e gestão do sistema de saúde distrital. Essa experiência permitiu a qualificação para atuar na gestão do Sistema Único de Saúde e na atenção à saúde de sujeitos individuais e coletivos, a partir do reconhecimento dos fatores determinantes da situação de saúde.