22/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC5.27 - IMPACTOS DA PANDEMIA, VULNERABILIDADES E LIÇÕES APRENDIDAS |
41896 - PRÉ-NATAL EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JULIANA SILVA DE ARAÚJO - FESF/FIOCRUZ, JULIANA COSTA AMPARO - FESF/FIOCRUZ
Período de Realização O presente relato de experiência foi realizado no período de 06 de abril a 30 junho de 2021
Objeto da experiência Refletir sobre a experiência a assistência ao pré-natal em uma Unidade de Saúde da Família, no contexto da pandemia do Covid-19.
Objetivos Relatar a experiência de residentes de enfermagem da Residência Multiprofissional em Saúde da Família FESF/Fiocruz na restruturação da assistência ao pré-natal em uma Unidade de Saúde da Família no contexto da pandemia do COVID-19.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo na modalidade de relato de experiência, vivenciado em uma Unidade de Saúde da Família, no município de Camaçari- Bahia. Foi realizado uma análise situacional da assistência ao pré-natal, através de prontuários, livros de registro de atendimento e relatórios. Através da discussão coletiva foi identificado os problemas e estabelecido ações, atividades, prazos e metas. Foram selecionados manuais, artigos e textos científicos para embasamento teórico.
Resultados A pandemia do Covid-19 ocasionou a desorganização do serviço de saúde, drástica redução no número de atendimentos, sofrimento psíquico e sobrecarga sobre a equipe de enfermagem, desfavoreceu a construção de vínculo entre profissional e gestante, consequentemente desassistência do cuidado. Estes fatores refletiram no aumento das complicações maternas fetais e revelaram algumas fragilidades na condução e manejo dos profissionais durante as consultas de pré-natal.
Análise Crítica A continuidade da assistência a gestante foi reconhecida pelos profissionais, como primordial dentro do contexto pandêmico, assim como a criação de novas ferramentas que viabilizassem a qualificação do atendimento. A formação curativista e tecnicista justifica a ausência do protagonismo profissional e desafia a integralidade da assistência prestada. A condução dos profissionais, organizados de forma multiprofissional tornou-se preponderante para redução dos danos no processo de trabalho.
Conclusões e/ou Recomendações A assistência ao Pré-natal qualificada é importante para o desenvolvimento do fazer saúde, compreendendo-se como prioritária no serviço durante a pandemia do covid-19. Ficou evidente a necessidade de reflexão continua sobre o processo de trabalho, principalmente em condições adversas e eventos catastróficos. Cabe ao profissional elaborar e aprimorar estratégias e modelos de cuidado que assistam ao usuário de forma integral e holística.
|