Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC5.27 - IMPACTOS DA PANDEMIA, VULNERABILIDADES E LIÇÕES APRENDIDAS

40826 - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA COMO ALIADO NA PREVENÇÃO À COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA NO INTERIOR DA BAHIA
FRANCIELLE LIMA DOS SANTOS - UEFS, REBECA VIANA SANTANA ESQUIVEL - UEFS, LARISSA DRIELE TEIXEIRA MELO - UEFS, MATHEUS GUIRRA MARTINS FERREIRA - UEFS, VICTOR BERTINO SILVA - UEFS, NILCEIA CAPINAN OLIVEIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ESTÊVÃO, LUCIANE CRISTINA FELTRIN DE OLIVEIRA - UEFS


Período de Realização
A ação foi realizada no mês de novembro do ano de 2021.

Objeto da experiência
A experiência versa sobre orientações de prevenção à COVID-19 realizadas em uma ação do Programa Saúde na Escola em um município no interior da Bahia.


Objetivos
Promover, através de ação educativa, o conhecimento dos estudantes acerca da COVID-19 e a importância das estratégias de prevenção, contribuindo para o autocuidado, além de estimular um ambiente mais seguro para continuidade das atividades.


Metodologia
Inicialmente a ação contou com um momento dialogado, no qual os estudantes foram estimulados a expressarem o que conheciam acerca da COVID-19, inclusive sobre formas de prevenção. Em seguida, foi realizada uma atividade interativa, na qual simulava um diálogo entre duas pessoas e uma bexiga contendo amido de milho era estourada. No momento em que o balão estoura o amido se espalha pelo ambiente simulando a dispersão do vírus.

Resultados
A ação ocorreu em duas escolas, totalizando 7 turmas. Participaram alunos até o 5º ano do fundamental I, na faixa etária entre 3 e 12 anos. A escolha de uma atividade lúdica despertou a curiosidade dos estudantes, possibilitando um maior engajamento durante as discussões. A dispersão do amido de milho pela sala demonstrou como o vírus se espalha em um ambiente e, a partir disso, foi discutida a importância de medidas de prevenção como uso de máscara, distanciamento e lavagem das mãos.


Análise Crítica
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa garantir uma formação integral a partir de ações intersetoriais entre saúde e educação. A ação foi realizada logo após o retorno das aulas no formato presencial e com a vacinação do público infantil ainda indeterminada. Esse contexto gerou insegurança para os profissionais da escola, famílias e os próprios estudantes, além de mudanças na rotina escolar. Assim, se faz necessário estimular a coparticipação de todos no processo de adoção de medidas preventivas.

Conclusões e/ou Recomendações
A ação se mostrou uma importante estratégia para reforçar a importância dos cuidados preventivos. Além disso, também foi um importante momento de fortalecimento da intersetorialidade entre a saúde e a educação. A realização da atividade apresenta relevância levando em consideração o ambiente escolar como ponto estratégico, se mostrando um importante aliado na prevenção da COVID-19 no contexto escolar.