21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC5.25 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO À COVID-19 |
43799 - EXPERIÊNCIA DISCENTE NA PARTICIPAÇÃO DE UM PROJETO DE TELEMONITORAMENTO VALÉRIA RIBEIRO DOS SANTOS - UNEB, VALDIRIA SOARES DE MELO - UNEB, JOSENILDE DAMASCENA DE OLIVEIRA - UNEB, MILCA RAMAIANE DA SILVA CARVALHO - UNEB, RAFAELA GUIMARÃES FREITAS - UNEB, PRISCILA SOUZA SANTOS - UNEB, EVERTON DA SILVA SANTOS - UNEB, LARISSA NASCIMENTO DE SOUZA - UNEB, JACIENE OLIVEIRA DA SILVA - UNEB
Período de Realização A experiência compartilhada ocorreu nos meses de maio e junho de 2020.
Objeto da experiência Discentes do curso de enfermagem da UNEB, integrantes de um projeto de telemonitoramento de COVID-19 à mulheres em situação de violência conjugal.
Objetivos Relatar a experiência discente na participação de um projeto de telemonitoramento de COVID-19 a mulheres em situação de violência conjugal
Metodologia Relato de experiência acerca da vivência de discentes do curso de bacharelado em enfermagem da Universidade do Estado da Bahia, campus VII, durante a imersão em um projeto de telemonitoramento de sintomas de COVID-19 com mulheres em situação de violência conjugal. Este projeto foi desenvolvido pelo Laboratório Vida da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia e teve a participação de discentes de várias universidades da Bahia.
Resultados Inicialmente, os discentes foram apresentados aos elementos que norteavam a execução do projeto e as atribuições enquanto telemonitor. Sob a atenção de um supervisor e via telemonitoramento, cada discente realizou o acompanhamento semanal de três mulheres. No primeiro contato, as assistidas demonstraram insegurança e/ou resistência, entretanto, o decurso das ligações promoveu o aumento do vínculo entre discentes e assistidas, e o partilhamento das condições de saúde e da vivência de violência.
Análise Crítica Participar do projeto favoreceu a qualificação da formação discente de acadêmicas de enfermagem e, consequentemente, futuras atividades profissionais de saúde através de mediações tecnológicas. Para além, estabeleceu vínculo dos discentes com a universidade, mesmo que em um contexto de distanciamento social. Ressalta-se, a relevância desta experiência porque durante a graduação não avultamos atividades de ensino que abordassem o trabalho em saúde por meio de mediações tecnológicas.
Conclusões e/ou Recomendações Desenvolver as atividades do projeto aprimorou a utilização de ferramentas digitais no cuidado em saúde, a agregação de conhecimentos sobre o COVID-19 e violência conjugal e impulsionou a articulação com graduandos, docentes e profissionais de outras instituições da Bahia.
|