Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC5.25 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

40936 - O SUS NO TWITTER: ESTUDO INFODEMIOLÓGICO ACERCA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ÂMBITO DA PANDEMIA COVID-19
ARTHUR DA SILVA LOPES - FIOCRUZ, GABRIELA LAMEGO - UFBA


Apresentação/Introdução
O SUS é um dos maiores sistemas universais de saúde mundiais, com profusos avanços e desafios desde a sua criação, nos anos 90. A garantia do direito à saúde, como preconiza a constituição brasileira, é um desafio permanente ante as políticas de austeridade fiscal. A defesa do SUS por parte da população e uma imagem mais positiva do SUS na mídia foram observados durante a pandemia COVID-19.

Objetivos
Este é um estudo infodemiológico acerca da conversação pública sobre o SUS no Twitter em que se mapeou os temas debatidos e os sentimentos mobilizados pelos usuários no contexto da pandemia do COVID-19 no Brasil, entre março e abril de 2021.

Metodologia
Foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: (1) coleta de dados, fazendo uso da biblioteca Snscrape, com base no descritor “SUS”; (2) modelagem de tópicos, utilizando o algoritmo BERTopic; e (3) análise de sentimentos, através do BERTimbau (modelo estado-da-arte para tarefas de processamento de linguagem natural) fine-tuned para classificação dos tweets através de mecanismo automatizado voltado à estrutura semântica dos tweets. O período de análise foi compreendido entre o início do noticiamento da escalada do número de óbitos e o colapso iminente/efetivo do sistema de saúde em diversos estados no Brasil, março e abril 2021.

Resultados
Os resultados mostram que, com base na amostra (248.728 tweets), a percepção pública mais destacada é a de um SUS objeto de gratidão e defesa, em razão, sobretudo, da vacinação; tema mais debatido, seguido da privatização, insumos, fila de espera, e atendimento; sendo os 2 últimos aqueles em que mais se criticou o SUS. A raiva foi o sentimento mais acionado (36%) - sobre accountability, defesa, e críticas ao SUS -, seguido pelo otimismo (32%), tristeza (11%), ansiedade (6.6%), surpresa (3.2%), gratidão (2.4%) e pessimismo (0,4%). As principais articulações foram da raiva com a tristeza (4.5%), e otimismo (4%); e as hashtags mais compartilhadas: #VacinaParaTodos, #VivaSuS e #ForaBolsonaro.

Conclusões/Considerações
Conclui-se que, em meio ao período da pandemia tido como o mais crítico, a percepção pública acerca do SUS foi, no geral, positiva. Mesmo quando emoções negativas foram acionadas, estas foram associados à defesa do SUS. Todavia, houveram narrativas através das quais evidenciou-se suas falhas e ausências, traduzidas pelos sentimentos de pessimismo, raiva e tristeza. Reitera-se que o Twitter demonstra-se uma oportuna ferramenta infodemiológica.