Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC1.12 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS IV

44095 - ANÁLISE DA CONTAMINAÇÃO HÍDRICA POR AGROTÓXICOS NO MUNICÍPIO DE SIRINHAÉM-PE
JOAO ANTONIO DOS SANTOS PEREIRA - UFPE, CLENIO AZEVADO GUEDES - UFPE, GEOVANNA HACHYRA FACUNDO GUEDES - UPORTO, IDÊ GOMES DANTAS GURGEL - FIOCRUZ, MÁRCIA DA SILVA PEREIRA - FIOCRUZ, SOLANGE LAURENTINO DOS SANTOS - UFPE, LILIAN MENDONÇA PENNA - FIOCRUZ, TATYANE PEREIRA DOS SANTOS - FIOCRUZ, ANA CRISTINA SIMÕES ROSA - FIOCRUZ, ALINE DO MONTE GURGEL - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Os impactos que a monocultura da cana-de-açúcar pode gerar ao meio ambiente são diversos. A poluição de águas, solo e ar são danos característicos provocados por essa atividade. A contaminação dos corpos hídricos pode trazer graves efeitos para a sociedade, uma vez que os agrotóxicos podem causar intoxicações agudas e crônicas.

Objetivos
Identificar a contaminação das águas por agrotóxicos no município de Sirinhaém-PE, um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do Nordeste brasileiro.

Metodologia
Foram coletadas amostras de água em nove pontos no município de Sirinhaém, selecionados de acordo com sua importância e uso no território, como uso em irrigação, consumo animal e ou humano. As coletas foram realizadas em fevereiro de 2022 e se deram em cacimbas, poços, rios e represas de uso comunitário, localizados próximos a cultivos de cana-de-açúcar. Os ingredientes ativos glifosato, 2,4-D e paraquate foram analisados por ensaios de imunodiagnóstico, e os demais agrotóxicos pertencentes aos demais grupos químicos foram pesquisados mediante análise multiresidual. Foram analisados 27 agrotóxicos previstos na Portaria GM/MS nº 888/2021, além de outros 66.

Resultados
Foram identificados ingredientes ativos (IA) em quatro amostras, sendo: Glifosato (66,6%), Ametrina (55,5%), Azoxistrobina, Etofenprox e Metribuzin (11,1% cada). Em apenas duas amostras foram encontrados dois agrotóxicos, todas as outras apresentaram três ou mais, chegando uma amostra a apresentar seis IA. Embora o valor máximo permitido não tenha sido ultrapassado na maioria das análises em que foi possível quantificar o parâmetro detectado, ressalta-se a possibilidade de efeitos aditivos ou sinérgicos, bem como efeitos não relacionados à dose, como nos casos da exposição a desreguladores endócrinos ou carcinógenos genotóxicos.

Conclusões/Considerações
Estas substâncias, de grande potencial tóxico tanto para o ambiente quanto para a saúde humana, somado à sua capacidade de dispersão numa região muito drenada por rios e riachos, podem afetar extensas áreas, e ter seu efeito potencializado devido à sua mistura ocorrida ao longo do processo de cultivo. Isto eleva a vulnerabilidade das populações das regiões onde este cultivo se faz presente, fazendo necessárias medidas de combate a esse cenário.