Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC1.12 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS IV

44082 - O BRINCAR BRINCANDO & APRENDENDO: APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO
SELMA VIEIRA DE MOURA - UNEMAT, ISABELLE DEL CASTANHEL ASCARI - UMEMAT, MARIA ZILDA DA SILVA ALMEIDA - UNEMAT, MARTA DOLORES TAVARES GRANDIZOLLI - UNEMAT, MAYCON LUIS BASILIO - UFMT, DANIELA EVENNYS COSTA DE OLIVEIRA - UNEMAT


Período de Realização
No período de 23 de maio a 01 de julho de 2022, na cidade de Diamantino Mato Grosso,

Objeto da experiência
Analisar a experiência da criança submetida a procedimento de enfermagem mediada pelo brinquedo terapêutico instrucional a luz do cuidado cultural


Objetivos
Promover o conhecimento da técnica do BT nas unidades de atendimento a saúde no município de Diamantino MT
Analisar a experiência da crianças submetida a procedimento invasivo de enfermagem através do BT instrucional
Sensibilizar os profissionais para implantação do BT na rotina do serviço.

Metodologia
Estudo qualitativo com postulação da etnoenfermagem, conduzido pelo modelo de observação-participação-reflexão da Teoria Transcultural de Leininger. As informações estão sendo coletadas durante as idas da criança ao serviço de saúde, a criança que será submetida ao procedimento recebe orientações através do brinquedo terapêutico instrucional, utilizando-se de uma estória semelhante à sua. Durante a realização do procedimento de enfermagem observa-se as expressões e o comportamento da criança.

Resultados
Na atenção básica, as primeiras seis observações, sendo três com aplicação do BT comparada a outras três que não foram submetidas. Pode-se observar que as crianças instruídas ficaram mais tranquilas e cooperam melhor com os procedimentos. Nas crianças que passaram por coleta de sangue foi realizado o brinquedo catártico, para alívio do estresse. Houve choro, porém sem tentativa de sair daquela situação. No ambiente hospitalar, essa técnica foi aplicada duas vezes, para de troca de punção venosa

Análise Crítica
Durante as sessões do BT na atenção básica as crianças são receptivas, comunicativas, relatam o real motivo de estarem na unidade de saúde, algumas relatam já terem passado por tal procedimento, tem medo de agulhas. Com a aplicação do BT, a criança fica mais confiante, verbaliza e executa o procedimento na boneca entendendo que ela passará pelo mesmo processo, uma delas nem chorou quando foi fazer a coleta de sangue. É natural que as crianças reproduziam na boneca situações vivenciadas por elas.


Conclusões e/ou Recomendações
A técnica do BT na assistência à criança e família é preconizado pela Política Nacional de Humanização e recomendada pela Resolução COFEN nº 546 de 2017. Na prática os profissionais entendem a importância do brincar, no entanto não é uma prática realizada nas unidades de saúde da Cidade de Diamantino – MT, por meio desse projeto pretende-se sensibilizar os profissionais a adotarem o brinquedo terapêutico na rotina do serviço