22/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC1.11 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS III |
41209 - TRANSDISCIPLINARIDADE E SEU BENEFÍCIO NA GESTÃO DA SAÚDE HUMANA: MEIO AMBIENTE, ÁGUA E SAÚDE RAISSA TATIANE SILVA PEREIRA - VIGIAGUA-CEVS, YURI GEORG PEDDE - VIGIAGUA-CEVS, LUISA KOETZ SPOLAVORI - VIGIAGUA-CEVS, LISIANE CORREA DE BARROS TROMBIN - VIGIAGUA-CEVS
Período de Realização De 16/04/2014 a 16/03/2022.
Objeto da experiência Justificar a importância de equipe multiprofissional na gestão de saúde pública a partir da água utilizada para consumo humano: estudo do Flúor.
Objetivos Mapeamento de regiões onde a Solução Alternativa Coletiva (SAC) possui teores de Flúor acima do valor máximo permitido a partir da interface com a Geologia correspondente aos pontos analisados. E dessa forma justificar a importância da transdisciplinaridade dentro da gestão de saúde coletiva.
Metodologia
A metodologia envolvida nessa pesquisa envolveu a coleta de dados abertos no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), organização e cartografia por geoprocessamento através do software livre QGIS 3.4.15. Com as SACs localizadas (latitude e longitude) foi adicionada uma camada que corresponde a Geologia Regional do estado do Rio Grande do Sul com a finalidade de correlacionar os dados obtidos para parâmetro Flúor com o material geológico condizente.
Resultados Como resultado preliminar se observou uma distribuição bem localizada dos valores acima do valor máximo permitido em certas regiões do estado, em específico na porção norte e na linha central na direção leste-oeste. Os maiores teores de flúor estão dentro do domínio dos Basaltos e Andesitos, cuja correlação todavia não se conhece profundamente. A fluorose dentária é o resultado da ingestão crônica de flúor durante o desenvolvimento dental, a gravidade da doença depende da condição do indivíduo.
Análise Crítica A transdisciplinaridade nos setores de saúde tem uma dimensão importantíssima na análise socio-ambiental, oferecendo condições para que melhores decisões sejam tomadas. Embora ainda no início, essa pesquisa justifica a necessidade dos profissionais de saúde conversarem com outras áreas, compreendendo o ambiente como dinâmico e não fragmentado. Essa pesquisa visa alinhar junto às entidades do Estado o preenchimento integral do Sistema de Informação com intuito de coletar informações seguras.
Conclusões e/ou Recomendações O impacto desse tipo de estudo fomenta a criação de equipes transdisciplinares dentro dos centros de gestão em saúde. Segundo Basarab Nicolescu no Manifesto da Transdisciplinaridade, o prefixo “trans” diz respeito àquilo que está ao mesmo tempo entre e através das diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina. Dessa forma, compor equipes multiprofissionais oportuniza tomadas de decisões, na gestão em saúde, mais sensatas.
|