Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.20 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SAÚDE

43393 - PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA NA ADOLESCÊNCIA: OFICINAS EDUCATIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR.
MONÍSYA OLIVEIRA FERREIRA BRANDÃO - URCA, LEILANY DANTAS VARELA - UNIFAP, ANTÔNIO PEREIRA DE SOUZA - UNIFAP, GUILHERME ALEXANDRE SOUSA - UNIFAP, RAFAEL LIMA BRAGA - UNIFAP, RUTH SILVA RODRIGUES - UNIFAP, SANDRO DOS SANTOS OLIVEIRA JÚNIOR - UNIFAP, SAULO HIPÓLITO RIBEIRO DE SOUSA - UNIFAP, THAIS OLIVEIRA LIMA - UNIFAP, EMILLY SHINOHARA LIMA RAMOS - UNIFAP, MONÍSYA OLIVEIRA FERREIRA BRANDÃO - URCA, LEILANY DANTAS VARELA - UNIFAP, ANTÔNIO PEREIRA DE SOUZA - UNIFAP, GUILHERME ALEXANDRE SOUSA - UNIFAP, RAFAEL LIMA BRAGA - UNIFAP, RUTH SILVA RODRIGUES - UNIFAP, SANDRO DOS SANTOS OLIVEIRA JÚNIOR - UNIFAP, SAULO HIPÓLITO RIBEIRO DE SOUSA - UNIFAP, THAIS OLIVEIRA LIMA - UNIFAP, EMILLY SHINOHARA LIMA RAMOS - UNIFAP


Período de Realização
A prática ocorreu entre os meses de maio a junho de 2022.

Objeto da experiência
A instrumentalização de acadêmicos de enfermagem para práticas educativas de prevenção e promoção à saúde sexual e reprodutiva com adolescentes.

Objetivos
Aplicar conhecimento teórico da disciplina Projeto Integrador: Educação em Saúde através de oficinas educativas com foco na saúde sexual e reprodutiva na adolescência no ambiente escolar.

Metodologia
Relato de experiência, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas oficinas de modo presencial com alunos de oitavo e nono ano numa escola de ensino fundamental, pública, no interior do estado do Ceará, seguindo os protocolos de segurança na prevenção a covid-19. As estratégias de condução metodológica se constituíram de dinâmicas, rodas de conversa, distribuição de material educativo produzido pelos alunos, formulário de avaliação, mini aula expositiva, jogos educativos.

Resultados
Os acadêmicos realizaram 04 oficinas, com a participação de 131 adolescentes, na faixa etária de 12 a 16 anos. A temática central foi a saúde sexual e reprodutiva na adolescência, com abordagem acerca da gravidez na adolescência, as infecções sexualmente transmissíveis, os métodos contraceptivos e construção de conhecimento para promoção de uma adolescência saudável. As metodologias ativas utilizadas proporcionaram a participação e envolvimento dos adolescentes.

Análise Crítica
Houve envolvimento geral do público alvo nas oficinas proporcionado pela abordagem com metodologias ativas. Há uma carência no conhecimento dos adolescentes escolares acerca da temática da saúde sexual e reprodutiva. A escola mostrou-se um ambiente promissor para o processo de educação em saúde realizado com a participação dos acadêmicos. Os estudos em grupos operativos para embasamento teórico foram fundamentais para a construção das oficinas educativas.

Conclusões e/ou Recomendações
Evidenciou-se que a atividade de extensão foi relevante para a formação de habilidades e competências dos acadêmicos de enfermagem. O projeto integrador de Educação em Saúde estimula os mesmos a serem proativos na construção do processo ensino aprendizagem, com o desenvolvimento de atividades profícuas. Recomenda-se práticas extensionistas nas Universidades em escolas que favoreçam a construção coletiva de conhecimentos para os adolescentes.