Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.20 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SAÚDE

39611 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CUIDADORES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATENDIDOS NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DO MUNICÍPIO DE CAPANEMA/PA
NATASHA LIMA DA FONSECA - UFPA, ALINE CARVALHO GONÇALVES NAVEGANTE - UFPA, MARIA AMÉLIA FADUL BITAR - UFPA, LILIANE SILVA DO NASCIMENTO - UFPA, AMUJACY TAVARES VILHENA - SESPA, GABRIEL MÁCOLA DE ALMEIDA - UFPA, DANDARA LOPES DE MELO - UEPA, MAYRA TRINDADE PANTOJA LEÃO - UEPA, BRUNA CALDAS DE SOUZA - UEPA, MARLUCIA OLIVEIRA LUZ - SESPA


Apresentação/Introdução
O atendimento odontológico às pessoas com deficiência (PcD) é de suma importância, enfatizando-se a adoção de estratégias preventivas e curativas, sendo imprescindível a interação entre os pacientes, familiares e profissional. Nesse contexto o papel do cirurgião dentista é relevante tanto para o atendimento clínico como para instruir os cuidadores em relação a saúde oral da PcD.

Objetivos
Objetivou-se a realização de uma ação educativa com os cuidadores de PcD e aferição do nível de conhecimento em relação à saúde bucal desses usuários antes e após a orientação recebida.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. A educação em saúde se deu por meio de uma palestra educativa sobre os fatores relevantes em relação aos cuidados com a saúde bucal da PcD. Foram aplicados questionários convencionais em duas etapas: inicialmente para avaliar o nível de conhecimento prévio a educação em saúde e após as orientações recebidas. As informações coletadas foram analisadas pelos pesquisadores para o diagnóstico do nível de informação adquirido sobre o tema e construído o plano educacional baseado na necessidade teórica apresentada pelos participantes visando um processo ativo de reflexão, de modo a promover mudanças comportamentais.

Resultados
Obteve-se no decorrer da educação em saúde a instrumentalização dos educandos sobre hábitos como uso do fio dental que passaram a ser reconhecidos pelos cuidadores como forma primordial no controle e prevenção de problemas graves e comuns nos pacientes que necessitam de cuidados especiais e fazem uso contínuo de medicações que alteram o meio bucal. Aquisição de entendimento sobre a importância do acompanhamento odontológico de rotina e não somente em situações específicas foi essencial, assim como, a ampliação do conhecimento dos cuidadores sobre repercussões bucais e sistêmicas mais prevalentes em PcD.

Conclusões/Considerações
Programas educativos aprimoram o conhecimento e a capacidade dos cuidadores sobre hábitos de higiene bucal. Por isso, é relevante que eles tenham acesso a capacitações sobre higiene bucal para que consigam manter, de forma ideal, a saúde de quem está sob os seus cuidados.