Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.20 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SAÚDE

39381 - PARA ALÉM DO CÉU DA BOCA - A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE CUIDADOS NA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS DO CURSO DE ODONTOLOGIA UNICHRISTUS FORTALEZA.
MARIA ELISABETH SOUSA AMARAL - UNICHRISTUS, MARIA CLÁUDIA DE FREITAS LIMA - UNICHRISTUS, RENATA MOTA RODRIGUES BITU SOUSA - UNICHRISTUS, CARLOS EDUARDO SOUSA PRAXEDES - UNICHRISTUS


Período de Realização
A experiência de construção de Planos de Cuidados iniciou em fevereiro de 2021.

Objeto da experiência
Formação de alunos do Curso de Odontologia Unichristus para o cuidado da saúde bucal e saúde geral dos pacientes superando a fragmentação do cuidado.



Objetivos
Promover uma formação em odontologia de caráter generalista e inovador, atuando na solução de problemas de saúde bucal, incorporando também ao cuidado, ações sobre a saúde integral do paciente; Construir com formandos e seus pacientes os Planos de Cuidados contemplando a integralidade do cuidado.

Metodologia
Os discentes seguem um roteiro de construção dos Planos de Cuidados numa adaptação de Mendes (2012) contemplando o diagnóstico físico, psicológico e social bem como, potencialidades e vulnerabilidades dos pacientes. A atividade se dá em dois momentos: trios de alunos, paciente e professor tutor. No início diálogo para conhecimento da realidade do paciente e identificação das necessidades de saúde bucal e saúde geral e posteriormente para elaboração do Plano de Cuidados e estimulo ao autocuidado.

Resultados
No final do semestre cada trio apresenta o Plano de Cuidado que foi construído com o paciente, contemplando ações de saúde bucal e saúde geral, seguindo roteiro. Ações de educação em saúde são desenvolvidas, conforme as vulnerabilidades dos pacientes. Estes sentem-se mais empoderados e sujeitos do seu autocuidado. Os alunos ampliam a percepção de seu papel como dentista, ao contemplar na sua ação um olhar crítico e inovador sobre o cuidado, que extrapola as ações exclusivas de saúde bucal.

Análise Crítica
Na clínica odontológica e nos espaços de encontros para construção dos Planos de Cuidados junto aos alunos, vimos percebendo que a visão de integralidade do cuidado é um exercício a ser praticado de forma intensa no período da formação. A maturidade dos alunos cresce diante dos desafios que cada paciente impõe a partir de sua realidade, e a exigência da inovação constante deste processo de cuidado. Outro fator importante é a responsabilização e humanização fundamentais no cuidado em saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Historicamente a formação em odontologia foi e ainda é em muitas experiencias, centrada na boca, desconsiderando o sujeito e sua subjetividade. Urge reconsiderar o processo formativo a partir de reflexões teóricas e exposição a práticas que fomentem a compreensão ampliada do processo saúde doença, a integralidade do cuidado, a humanização, vínculo e responsabilização. Uma formação para além do céu da boca dará mais respostas aos usuários.