24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.19 - ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE |
43210 - REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PRONTUÁRIO PARA A CONTINUIDADE DO CUIDADO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MARIA EDUARDA SILVA GOMES ROBERTO - UESB, LEILA SILVA MEIRA - UESB, BRUNO LUZ PEREIRA SANTOS - UESB, EGER CLAUDIO CAMPOS MOREIRA - UESB, MARIA GABRIELLE LOPES CORDEIRO - UESB, MARIA INÊS ALVES BRASIL - UESB
Período de Realização Entre fevereiro e maio de 2022 durante as Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade III.
Objeto da experiência Relato de experiência de acadêmicos de medicina sobre a importância do prontuário para a continuidade do cuidado na estratégia de saúde da família.
Objetivos Relatar a experiência de discentes de medicina durante os atendimentos realizados nas Unidades de Saúde da Família. Refletir sobre a importância do prontuário na Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Metodologia Trata-se de um relato de experiência descritivo e exploratório produzido a partir de vivências dos atendimentos semanais realizados por graduandos de medicina em uma Unidade de Saúde da Família em Vitória da Conquista-BA, durante a disciplina Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade III. Após os atendimentos, propôs-se rodas de conversa para refletir a relação dos dados coletados, o preenchimento correto do prontuário e se este atende ao modelo biomédico ou ao modelo ampliado de saúde.
Resultados Durante as vivências, notou-se a subutilização dos prontuários pelos profissionais da saúde já que informações relevantes não foram totalmente preenchidas, limitando a avaliação médica para além da queixa/sintoma do paciente. Como resultado, há o rompimento teórico-prático da proposta da ESF, visto que existe a predominância do modelo biomédico curativista sobre o modelo de promoção da saúde voltado ao usuário e sua família, ignorando informações valiosas capazes de mudar a qualidade do cuidado.
Análise Crítica O prontuário na estratégia de saúde da família é um ferramenta assistencial importante visto que promove a integração de informações que contribuem para a coordenação do cuidado. A ausência de um olhar sensível e cuidadoso pode resultar na subutilização e negligência do seu preenchimento adequado, comprometendo a qualidade da prestação do serviço na rede de atenção à saúde, devendo o seu manejo ser aprimorado e qualificado.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência levou ao reconhecimento do prontuário como importante ferramenta de trabalho para diversas categorias profissionais assegurando o princípio da longitudinalidade do cuidado na atenção primária à saúde. Assim, nota-se a necessidade de ações de capacitação das equipes para promoção do emprego adequado dos prontuários, que suscite uma perspectiva quanto ao seu potencial informativo colaborando para a produção de dados em saúde pública.
|