Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.19 - ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE

42642 - DESENVOLVIMENTO E OFERTA DE JOGOS SÉRIOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UNA-SUS/UFMA
KAROLINE CORRÊA TRINDADE - UFMA, IZABEL CRISTINA VIEIRA DE OLIVEIRA - UFMA, PAOLA TRINDADE GARCIA - UFMA, DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS - UFMA, ALANA OLIVEIRA MEIRELES TEIXEIRA - UFMA, MÁRIO ANTÔNIO MEIRELES TEIXEIRA - UFMA, JOSIELY NOGUEIRA ARAÚJO - UFMA, CADIDJA DAYANE SOUSA DO CARMO - UFMA, ANA EMILIA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - UFMA


Período de Realização
Os jogos sérios têm sido desenvolvidos e ofertados desde agosto de 2020 até o presente momento.

Objeto da experiência
Desenvolvimento e oferta de jogos sérios, denominados Game Case, como ferramenta de Educação Permanente na Atenção Primária em Saúde (APS).

Objetivos
Relatar o processo de desenvolvimento e de oferta de jogos sérios, pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde – Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), como ferramenta de educação permanente para profissionais de saúde que atuam na APS.

Metodologia
A produção dos jogos tem sido conduzida a partir da (i) leitura do plano didático-pedagógico e conteúdos do curso; (ii) definição de tema para o jogo; (iii) elaboração da proposta do jogo; (iv) discussão desta proposta entre as equipes da UNA-SUS/UFMA; (v) e com os professores-autores; (vi) elaboração do roteiro e dos itens de avaliação; (vii) elaboração dos elementos gráficos, (viii) programação na plataforma virtual e (ix) oferta dos jogos como recursos educacionais dos cursos da UNA-SUS/UFMA.

Resultados
Os Game Case consistem em simulações virtuais de situações clínicas vivenciadas por profissionais de saúde que atuam na APS. Até o momento, foram desenvolvidos pela UNA-SUS/UFMA um total de 50 jogos, sendo 10 Medical Case, 28 Dental Case e 64 Clinical Case. Ademais, 10 Medical Case e 32 Clinical Case estão em processo de produção no momento. Além da oferta em cursos produzidos pela UNA-SUS/UFMA, os Game Case estão disponíveis em lojas de aplicativos nas versões para Android e iOS.

Análise Crítica
Os Game Case podem contribuir com a educação permanente de profissionais da saúde que atuam na APS, por possibilitar a revisão do processo de trabalho e incentivar boas práticas no exercício profissional, a partir de casos clínicos próprios da APS, abordados de forma ativa e interativa. Além disso, a disponibilização em lojas de aplicativos potencializa o acesso para além dos cursos produzidos pela UNA-SUS/UFMA. E, para um alcance ainda maior, os jogos têm sido traduzidos para a língua inglesa.

Conclusões e/ou Recomendações
Os Game Case têm se destacado como estratégia de aprendizagem ativa, promovendo motivação, engajamento e aprendizado a partir da simulação de situações significativas ao contexto da atuação profissional de médicos, cirurgiões-dentistas e demais profissionais na APS.
O desenvolvimento dos jogos tem envolvido profissionais de diversas áreas de conhecimento e promovido a qualificação da equipe por meio do compartilhamento de diferentes expertises.