Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.19 - ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE

38719 - PROTOCOLO PARA ENFRENTAMENTO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO DE UNIVERSITÁRIOS: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA.
TATIANE CAROLINA MARTINS MACHADO RODRIGUES - UFSCAR, GUILHERME CORREA BARBOSA - FMB - UNESP, VERA LÚCIA PAMPLONA TONETE - FMB - UNESP


Apresentação/Introdução
O sofrimento psíquico de estudantes universitários vem se configurando como problema de saúde emergente, especialmente por sua crescente prevalência e efeitos deletérios à saúde mental dessa população. Estratégias elaboradas para o enfrentamento desse agravo no mostram-se pertinentes devendo ser institucionalmente desenvolvidas em perspectiva do trabalho interprofissional e intersetorial.

Objetivos
Elaborar coletivamente protocolo de organização de serviço para o enfrentamento do sofrimento psíquico de estudantes a ser adotado em contexto universitário.

Metodologia
Realizou-se investigação de cunho qualitativo e participativo do tipo pesquisa-ação organizacional, da qual participaram 33 profissionais vinculados à gestão e serviços realizados nos departamentos de saúde e de assistência social dos quatro campi de uma instituição universitária pública do interior paulista. A elaboração do protocolo com a finalidade pretendida baseou-se no modelo proposto por Werneck, Faria e Campos, por meio da implementação de oficinas de trabalho desenvolvidas entre agosto e outubro de 2020, após anuência da unidade universitária em foco e aprovação por comitê de ética da unidade universitária de inserção da pós-graduanda, primeira autora deste relato de pesquisa.

Resultados
Como produto desta pesquisa-ação, o protocolo foi composto por introdução, caracterização do problema, objetivos, plano de ações, responsáveis e indicadores de avaliação. As ações foram classificadas em coletivas e individuais. As coletivas caracterizaram-se por grupos de discussão, oficinas de trabalho e rodas de conversa, subdivididas em: cunho educativo, terapêutico e de apoio aos estudantes e educação permanente em saúde para os profissionais da instituição. As individuais caracterizaram-se em terapêuticas e de apoio aos estudantes, cultura e lazer, atividades físicas e esportivas. O protocolo recebeu indicação para implementação imediata a sua publicação pelas instâncias universitárias.

Conclusões/Considerações
A realização desta pesquisa-ação, a partir de diagnóstico, reflexão e planejamento participativo, possibilitou elencar estratégias específicas para o enfrentamento do sofrimento psíquico de estudantes universitários, aproximando profissionais e gestores para promover qualificação do trabalho realizado em prol da saúde mental da população em foco, contando com o protocolo elaborado para reorientar o processo de trabalho das equipes envolvidas.