Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.18 - EDUCAÇÃO MÉDICA E PRÁTICAS FORMATIVAS

44260 - ANÁLISE DOS DADOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE MEDICINA EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
POLYANA MONTENEGRO SILVA - UNIPÊ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA, ANDERSON BELMONT CORREIA DE OLIVEIRA - UNIPÊ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA, DANIELA CRISTINA MOREIRA FIGUEIREDO - UNIPÊ CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA


Período de Realização
As atividades ocorrem nas oito semanas do internato, desde o primeiro semestre de 2021.

Objeto da experiência
Uso dos dados e sistemas de informação junto aos estudantes de medicina, para a reflexão de contexto, análise e tomada de decisão em saúde.

Objetivos
Manusear os repositórios de informação em saúde e dados socioeconômicos; analisar a situação de saúde utilizando dados e cálculo de indicadores; produzir planilhas e tabelas utilizando softwares; simular a construção de plano de intervenções a partir da análise de dados e indicadores de saúde.

Metodologia
Apresentação aos estudantes dos repositórios de informação, em diversos endereços digitais. A seguir atividades práticas com contextos e perguntas de investigação orientadas para manuseio e construção de tabelas, com comandos em softwares (excel e tabwin) para produzir tabelas, gráficos, análises de medidas central e cálculo de indicadores. Uso de vídeos para auxiliar na percepção de problemas e apoiar a relação do contexto com os dados trabalhados e auxiliar na produção de plano de intervenção.

Resultados
Após analisar alguns dos principais problemas de saúde pública (tuberculose, sífilis, internações por SRAG e imunização contra a COVID-19, violências, mortalidade infantil) e socioeconômicos (percentual de população em extrema pobreza, taxa bruta de mortalidade, crescimento demográfico) analisando a abrangência de diversos territórios (país, unidades da federação e municípios). Os estudantes apresentavam a situação de saúde e reflexões em relação aos avanços e desafios e possíveis intervenções.

Análise Crítica
A análise dos dados e sistemas, bem como o cálculo dos indicadores, considerando diferentes problemas e contextos territoriais possibilitou conhecer as características epidemiológicas das populações, políticas existentes e realizar a problematização das ofertas existentes e das que demandam avaliação. Além disso, possibilitou contemplar habilidades na formação de médicos capazes de conhecer e trabalhar com sistemas de informação em saúde, correlacionando com a atuação nos serviços de saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Com as experiências produzidas junto aos estudantes de medicina do estágio curricular supervisionado em saúde coletiva, associando leitura de contexto, análise de dados, referencial teórico e manejo de tecnologias foi possível ampliar a visão dos discentes quanto às necessidades de saúde bem como a necessidade de considerar a priorização de problemas e tomada de decisão baseada na informação, fundamentais para a prática do profissional de saúde.