Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.18 - EDUCAÇÃO MÉDICA E PRÁTICAS FORMATIVAS

43499 - ANÁLISE LIVRE DE VÍDEOS DE CONSULTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO MÉDICO-PACIENTE
JULIANA DE CARVALHO MOURA - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SP, PABLO DE OLIVEIRA LOPES - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SP, PEDRO MENDONÇA DE OLIVEIRA - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SP, RAQUEL PEREA VILLA NOVA - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SP, MARIANA MORAIS CAMPOS DE CARVALHO - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SP, POLLYANA OLIVEIRA LIRA - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SP, DANIELLE BIVANCO-LIMA - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SP


Período de Realização
Março a abril de 2022 no município de São Paulo em instituição de ensino superior.

Objeto da experiência
Relato de metodologias de ensino-aprendizagem de competências de comunicação médico-paciente

Objetivos
Desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem para a construção de competências de comunicação médico-paciente com estudantes do primeiro ano da graduação de medicina (Disciplina de Práticas de Cuidado, Comunicação e Segurança do Paciente).

Metodologia
No segundo encontro da disciplina, desenvolveu-se em sala de aula, a estratégia de observação e análise livre de vídeos de 2 consultas médicas simuladas (centrada na doença e centrada no paciente), com foco em comunicação verbal e não verbal. Os alunos realizaram anotações livres, sem nenhum direcionamento prévio relacionado aos aspectos comunicacionais. As anotações dos alunos foram digitadas na íntegra (ipsis literis) com posterior análise de conteúdo.

Resultados
Após a observação do atendimento centrado na doença, os alunos (N=66) identificaram questões sobre: postura (72,7%); contato visual (59,1%); abordagem centrada na doença (54,5%); apresentação (45,5%); perguntas fechadas (25,8%). Na observação do atendimento centrado no paciente, os alunos descreveram questões sobre: apresentação (74,2%); postura (63,3%); contato visual (62,1%); explicação dos problemas (51,5%); perguntas abertas (45,5%); escuta (37,9%); abordagem centrada no paciente (34,8%).

Análise Crítica
A observação e análise crítica de vídeos de atendimentos se apresenta como ferramenta de ensino-aprendizagem de comunicação. A percepção dos alunos evidencia, em momento precoce da formação, a percepção acurada quanto as abordagens centradas na doença ou no paciente, com ênfase em elementos de comunicação verbal e não verbal, sendo capazes de identificar pontos específicos relevantes. A identificação dos elementos menos citados nos apontou as necessidades de aprendizagem dos estudantes.

Conclusões e/ou Recomendações
Embora seja frequente e recomendada a utilização de checklists para ensino de comunicação na relação médico-paciente, o uso de análise livre de vídeos de interações (atendimentos) demonstrou pontos relevantes da percepção de estudantes em momento precoce da formação, com sensibilidade aguçada para elementos da comunicação verbal e não-verbal.