24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.18 - EDUCAÇÃO MÉDICA E PRÁTICAS FORMATIVAS |
41625 - INIQUIDADES SOCIAIS E OS CENÁRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO MÉDICO DA BAHIA EMANUELA DE ALMEIDA OLIVEIRA - UFBA, LILIANA SANTOS - UFBA
Apresentação/Introdução A formação profissional em saúde deve estar alinhada com pressupostos que correspondam às expectativas e necessidades da sociedade, tendo a equidade como princípio estruturante. Os cenários de ensino-aprendizagem dos cursos médicos são espaços capazes de gerar experiências que proporcionem aproximação dos estudantes às necessidades de saúde da população ou reprodução de iniquidades sociais.
Objetivos Analisar a contribuição dos cenários e das práticas para o processo de ensino-aprendizagem em um curso médico, levando em consideração a promoção de equidade ou de iniquidades em saúde.
Metodologia Pesquisa de abordagem qualitativa realizada em um curso médico da capital baiana, que integra o estudo “Relação entre iniquidades e inovação em saúde: foco em Qualidade-Equidade e Competência Tecnológica Crítica no SUS”. A etapa aqui apresentada contempla a análise documental, do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina, ementas e documentos de contratualização dos campos de prática. Na sequência, serão realizadas entrevistas semiestruturadas e grupos focais com docentes, preceptores e estudantes. O plano de análise abrange articulação entre categorias teóricas e resultados empíricos, tendo apoio na estratégia da análise de conteúdo.
Resultados O PPC tem ênfase na prática como ponto de partida para a aprendizagem, valorizando a integração, atitudes, eficácia, comunicação e colaboração. A formulação de documentos está orientada pela integralidade e humanização. É adotada a estrutura modular, incluindo interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e problematização, além da inserção dos estudantes no SUS e destaque para atenção primária e secundária. A fase documental revela contradições, a serem investigadas nas próximas etapas. Para as entrevistas e grupos focais, serão adotadas as seguintes categorias teóricas: atividade; experiência; autonomia; interdisciplinaridade; necessidades de saúde; iniquidades e qualidade-equidade.
Conclusões/Considerações Existe ainda necessidade de aproximação entre proposta do PPC e atividades nos cenários de práticas. Também é preciso aumentar esforços na compreensão dos cenários de prática e sua diversidade, pois eles podem apontar caminhos para uma possível aproximação entre a formação médica, as necessidades de saúde da população, incluindo as diferenças de raça, gênero e classe social, e as práticas profissionais, visando a redução das iniquidades em saúde.
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