Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.18 - EDUCAÇÃO MÉDICA E PRÁTICAS FORMATIVAS

39272 - PREENCHIMENTO DA ‘’CADERNETA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA’’ POR ACADÊMICOS DE MEDICINA COMO ABORDAGEM DA ATENÇÃO BÁSICA
EDUARDA NERY DE FARIA OUTUBO - FCMMG, GIOVANNA LOPES CONSTANT - FCMMG, GABRIELA SILVA OLIVEIRA - FCMMG, ANA LUIZA MIRANDA NOGUEIRA - FCMMG, BEATRIZ AMARAL CHAVES - FCMMG, GUSTAVO DINIZ COSTA - FCMMG, HAMYLLE BRAGA PINTO COELHO - FCMMG, HENRIQUE SILVEIRA VIEIRA - FCMMG, JOÃO PAULO FRANÇA DE OLIVEIRA - FCMMG, LETÍCIA LEMOS JARDIM - FCMMG


Período de Realização
Realizado a partir de encontros semanais, às quartas-feiras, entre fevereiro e junho de 2022.

Objeto da experiência
Idosos (60 anos ou mais) assistidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Canadá 2, localizada no Jardim Canadá, em Nova Lima, Minas Gerais.

Objetivos
Preencher a ‘’Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa’’ dos idosos contemplados pela UBS, a fim de contribuir, por meio da organização e da sistematização dos dados desses indivíduos, para a qualificação da Atenção Básica ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Metodologia
Baseia-se no acompanhamento de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a visitas domiciliares aos idosos, por docente e acadêmicos de Medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, vinculados à disciplina ''Práticas em Saúde Coletiva'', a fim de preencher as cadernetas, aferir pressão arterial e orientar os indivíduos acerca de cuidados com a saúde. Para tal, 10 alunos foram divididos em 2 grupos que visitaram diferentes casas a cada encontro, alternando, semanalmente, entre os ACS da UBS.

Resultados
Os alunos preencheram 126 cadernetas e orientaram os idosos sobre cuidados com a saúde, o uso de medicamentos, a aferição de pressão arterial frequente e a relevância do contato com a UBS, instruções que foram bem recebidas pelo público. Puderam notar que a qualidade de vida local é altamente heterogênea, mas que a maioria tem hipertensão e baixa escolaridade. Notaram ainda, que muitos idoso não fazem uso correto dos medicamentos, seja por baixa escolaridade, deficiência visual ou esquecimento.

Análise Crítica
Diante do crescimento da população idosa, é substancial a promoção da qualidade de vida dessa parcela da sociedade. Situações de abandono não são incomuns, o que é fator comprometedor à saúde mental desses. Os discentes desenvolveram habilidade de abordagem, de escuta, de cuidado e, principalmente, a compreensão das determinantes sociais do processo saúde-doença. Ainda, tiveram a oportunidade de acompanhar e valorizar o trabalho dos ACS.

Conclusões e/ou Recomendações
A caderneta mostra-se capaz de otimizar o cuidado integral do idosa no âmbito do SUS a partir da possibilidade de fortalecer a execução plena da Atenção Básica. O seu preenchimento por acadêmicos do primeiro ano de Medicina mostrou-se enriquecedor para a formação de profissionais atentos à saúde do idoso e, também, mais humanos, além de contribuir para a integração do ensino, serviço e comunidade.