24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.18 - EDUCAÇÃO MÉDICA E PRÁTICAS FORMATIVAS |
38915 - MUDANÇAS OU MANUTENÇÃO DO MODELO BIOMÉDICO DE ATENÇÃO À SAÚDE? ANALISANDO PROJETOS DE INTERVENÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE UM CURSO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS ELISABETE SOUZA FERREIRA - ISC / UFBA, MARIA LIGIA RANGEL SANTOS - ISC / UFBA, MARCELE CARNEIRO PAIM - ISC / UFBA
Apresentação/Introdução Uma das formas de operacionalização da Educação Permanente em Saúde no Programa Mais Médicos foi o curso de especialização na Atenção Básica, ofertado em parceria entre uma Instituição Federal de Ensino Superior e a Universidade Aberta do SUS. Ao final do curso era solicitado aos médicos a apresentação do Projeto de Intervenção, tendo por base algum problema ou necessidade de saúde da população.
Objetivos Analisar os Projetos de Intervenção dos médicos inseridos no PMM, participantes do Curso de Especialização em Saúde Coletiva, no Estado da Bahia, verificando as possíveis contribuições nas mudanças do modelo hegemônico de atenção à saúde.
Metodologia Como referencial teórico utilizou-se os modelos de atenção à saúde e foi realizado um estudo de caso com a primeira turma do curso de Especialização em Saúde Coletiva, conduzido pela UNA-SUS/UFBA através da Net-escola do ISC/UFBA. Os dados foram coletados a partir da análise documental, utilizando como fontes de evidências: os TCC, a relação dos aprovados e o relatório final do curso.
Resultados Foram aprovados 331 TCC que foram categorizados em 11 temáticas. Os TCC lidos e analisados na íntegra foram os que tiveram maior repetição no número de escolhas pelos cursistas, sendo a temática da Hipertensão Arterial Sistêmica a mais frequente. Para análise de dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram quatro categorias empíricas de análise: tecnologias de educação em saúde, Método Clínico Centrado no Paciente (MCCP), atuação interdisciplinar e mudanças no processo de trabalho. Estiveram ausentes das intervenções os determinantes sociais da saúde e a participação popular, enquanto a intersetorialidade apareceu apenas de forma embrionária.
Conclusões/Considerações Os achados evidenciaram que nos PI coexistiram práticas em saúde tanto dos modelos hegemônicos quanto dos modelos alternativos de atenção, com fortalecimento nas tecnologias que indicam os modelos alternativos. Faz-se necessário que outros estudos sejam realizados a fim de conhecer as potencialidades e fragilidades dos PI dos cursos de especialização na AB para o aprimoramento da EPS no fortalecimento dos modelos alternativos de atenção à saúde.
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