23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.17 - ESTRATÉGIAS FORMATIVAS E AÇÕES EDUCATIVAS NA PENDEMIA |
44443 - CENTROS URBANOS DE CULTURA, ARTE, CIÊNCIA E ESPORTE (CUCA’S) E A SUA IMPORTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DO CUIDADO NO TERRITÓRIO EM SAÚDE LARA LINHARES DIOGENES DA COSTA - UNIFOR, LIVIA ROCHA DE MIRANDA PINTO - UNIFOR, MARCIA GOMES MARINHEIRO COELHO - UNIFOR, GERIDICE LORNA DE MORAES - UNIFOR, KILVIA MARIA ALBUQUERQUE - UNIFOR, NARAH CRISTINA MAIA TEIXEIRA - UNIFOR, ANA BEATRIZ CASTELO BRANCO ANGELIM - UNIFOR, CAROLINA HELEN SOARES DE MACÊDO - UNIFOR, MARIA BEATRIZ DE CARVALHO SIMPLÍCIO LEOPOLDINO - UNIFOR, SOFIA CORREIA LIMA AGUIAR - UNIFOR
Período de Realização O presente trabalho foi realizado durante o período de Maio de 2022 como atividade planejada.
Objeto da experiência Aula de campo da Estratégia Ações e Práticas Integradas em Saúde 1, do curso de Medicina, inserção de alunos do 1° semestre em equipamento social.
Objetivos Relatar a experiência de discentes de Medicina do 1° semestre, em visita técnica guiada ao Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) e promover a reflexão sobre a importância da integralidade do cuidado em saúde, no âmbito individual e coletivo, através da intersetorialidade.
Metodologia Relato de experiência de caráter transversal, desenvolvido a partir de uma visita técnica no Cuca do Jangurussu, em Fortaleza, em Maio de 2022, realizada por 24 discentes e 04 docentes para conhecer as ações de formação, qualificação e inserção no mundo do trabalho ofertados, além da difusão e expressão cultural das linguagens artísticas produzidas pelos jovens. Após a visita, em sala de aula, discentes e docentes discutiram sobre as oportunidades de ações intersetoriais
Resultados Durante a visita, discutiu-se a importância da implantação do equipamento em regiões com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. O grupo teve contato com o Cuca do Jangurussu e guiados pelos profissionais presentes, conheceram os cursos e as práticas esportivas ofertadas, as produções na área de comunicação e arte, além de projetos terapêuticos que promovem o protagonismo juvenil e a garantia dos direitos humanos, modificando o panorama social dos jovens da periferia.
Análise Crítica A Rede Cuca é formada por 5 centros, localizados em áreas de alta vulnerabilidade social, com atividades prioritariamente voltadas a jovens de 15 a 29 anos. São referências para a promoção da saúde na comunidade. Adentrar e ocupar esses espaços e conhecer as oportunidades é de extrema importância para a elaboração de pactuações e projetos terapêuticos singulares. Assim, denota-se a importância de apresentá-los aos acadêmicos de Medicina e gerar momentos crítico-reflexivos extramuros inclusivas.
Conclusões e/ou Recomendações Diante do exposto, tornou-se evidente a imprescindibilidade da experiência acadêmica para a compreensão da integralidade do cuidado, em especial, para o público jovem, integrando os equipamentos do território em saúde ao plano terapêutico, proporcionando assim, compreender o desenvolvimento de competências socioemocionais e promoção da saúde, além do grande impacto social, ao oferecer uma ampla rede de proteção e oportunidades.
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