Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.17 - ESTRATÉGIAS FORMATIVAS E AÇÕES EDUCATIVAS NA PENDEMIA

44031 - EM TEMPOS DE PANDEMIA: CRIAÇÃO DO CANAL ESPRN NO YOUTUBE COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA CAPACITAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS
IOLANDA DA SILVA ARAUJO FOSS DE OLIVEIRA - ESPRN, CLÁUDIA FREDERICO DE MELO - ESPRN, DANIELLY TALITTA FERNANDES DANTAS - ESPRN, DÉBORA MARIA CÂMARA LEMOS - ESPRN, ELEONORA MÁRCIA DE OLIVEIRA - ESPRN, FLÁVIA ANDRÉA BELARMINO DE MEDEIROS - ESPRN, JACYANE MELO DE OLIVEIRA - ESPRN, RANIELLY SANTOS DE AQUINO - ESPRN


Período de Realização
O Projeto Saúde e Educação em Movimento foi desenvolvido no período de agosto a outubro de 2020.

Objeto da experiência
A criação do canal da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte no YouTube como ferramenta potencializadora de Educação Permanente em Saúde-EPS.

Objetivos
Desenvolver ações de EPS voltadas ao enfrentamento do covid-19 visando contribuir para a qualificação dos processos de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS e dos Agentes de Combate às Endemias - ACE em seus territórios utilizando uma ferramenta tecnológica como estratégia metodológica.

Metodologia
Elaborado pela ESP, áreas técnicas da SESAP, pelos ACS/ACE e seu sindicato para identificação das temáticas para a formação profissional, os meios de comunicação, além do planejamento das atividades. Com 744 inscritos dentre outros participantes não inscritos. Foram realizados 11 webinários, nas quintas-feiras das 16h às 17h30 com interação via chat, sendo conferências, rodas de conversas e entrevistas focando a problematização e as relações existentes entre educação, sociedade e trabalho.

Resultados
Os encontros permitiram trocas de experiências e saberes via chat, comentários e esclarecimentos de dúvidas, buscando fortalecer a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde, integralidade do cuidado, reflexão sobre problemáticas e estratégias para enfrentamento e retomada do serviço. Os webinários apresentaram o panorama do COVID 19 no RN e o papel do ACS/ACE no contexto, e obtiveram entre 150 a 900 visualizações, cada. Além disso, os vídeos propiciaram acesso para visualização assíncrona.

Análise Crítica
Diversas plataformas gratuitas são utilizadas para a oferta de capacitação. Porém, os participantes relataram dificuldade de acesso, além de possuírem limite máximo de pessoas. Assim, o YouTube foi a escolhida. Conforme instrumento avaliativo aplicado, o público aprovou e solicitou mais ofertas, além de parabenizar a Escola pela iniciativa e abordagem dos conteúdos pelos profissionais para aplicação na prática. Ademais, solicitaram a expansão dessa estratégia e certificação de participação.

Conclusões e/ou Recomendações
O projeto, por meio da criação do canal, foi um meio viável e potente para que a ESPRN pudesse expandir e chegar aos trabalhadores das oito regiões de saúde do RN. O canal se tornou como potente ferramenta de EPS, atendendo as diversas categorias profissionais. Sendo um espaço de trocas de saberes/experiências, produção de conferências e seminários. Ademais, o mesmo se constituiu num valioso repositório de conhecimento e informação em saúde.