23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.17 - ESTRATÉGIAS FORMATIVAS E AÇÕES EDUCATIVAS NA PENDEMIA |
41755 - A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE COVID-19 EM AMBIENTE ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RAPHAEL SILVA FIORESE - FAVENI, FELIPE KUTZ VIEIRA - FAVENI, MARIA ROZÁRIA DIAS ANDREÃO - FAVENI, CÍNTIA NOBRE DE LIMA - FAVENI, RENATA MENDONÇA ALVES LÍVIO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE DE MUQUI-ES, CAMILA BRUNELI DO PRADO - UFES, GISELE COELHO DESTEFANI - FAVENI, JÚLIA CÔRREA ALMEIDA - FAVENI, RODRIGUES FAVERO LORENZON - FAVENI, MIRELA DIAS GONÇALVES - FAVENI
Período de Realização A experiência foi vivenciada no mês de Março de 2022.
Objeto da experiência A educação em saúde com escolares de 4-6 anos, na abordagem de medidas preventivas contra COVID-19 na volta às aulas.
Objetivos Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na Educação em Saúde com crianças de 4 a 6 anos para prevenção contra COVID-19 em ambiente escolar, contribuindo para o “volta ás aulas” e no estímulo ao autocuidado.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência abordando a vivência da Educação em Saúde por acadêmicos de Enfermagem numa escola do município de Venda Nova do Imigrante – ES. A atividade foi realizada com escolares de 4 a 6 anos de idade, com abordagem preventivas contra COVID-19 e utilização de estratégias educativas lúdicas com personagens de super heróis, estimulando ao uso da máscara, álcool em gel e importância da lavagem correta das mãos, a fim de facilitar a interação e o aprendizado.
Resultados Observada boa interação entre os envolvidos durante as atividades lúdicas, o que facilitou o processo de ensino/aprendizagem das crianças. Percebido a relevância de estimular a criança para o autocuidado, além de promover a conscientização de sua saúde. A experiência oportunizou maior desenvoltura aos acadêmicos e uma visão crítica e reflexiva sobre seu papel diante da sociedade, despertando-o para a co-responsabilidade e no exercício da cidadania.
Análise Crítica A vivência da educação em saúde tem papel fundamental na formação acadêmica, aproximando o aluno da realidade e no desenvolvimento de competências que contribuem para um cuidado em saúde com qualidade. Abordar o tema proposto de forma dinâmica e adequada para idade foi um desafio importante para os acadêmicos de enfermagem no exercício de ensinar e aprender.
Conclusões e/ou Recomendações De acordo com o exposto constatou-se a magnitude das ações educativas, configurando-se como eficaz na promoção da saúde de escolares, além de estimular o autocuidado. Vale destacar que a experiência agregou valores fundamentais para formação acadêmica e contribuiu para o desenvolvimento de competências importantes para atuação profissional.
|