23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.17 - ESTRATÉGIAS FORMATIVAS E AÇÕES EDUCATIVAS NA PENDEMIA |
41151 - CARTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19: DIÁLOGOS E PERCURSOS NA RESIDÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR LUÍSA MAIOLA DE ARAUJO - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA (ENSP). FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)., ADRIANA KELLY SANTOS - INSTITITO OSWALDO CRUZ (IOC). FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ).
Período de Realização O portfólio Cartas em tempos de pandemia foi escrito entre março/2020 e março/2021
Objeto da experiência Elaboração do portfólio crítico-reflexivo a partir do gênero textual carta e as potencialidades metodológicas para formação em Saúde do Trabalhador
Objetivos Demonstrar a potencialidade metodológica do emprego do gênero textual carta pessoal para a elaboração do portfólio crítico-reflexivo e, consequentemente, para a formação ética e implicada na Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador durante a pandemia de Covid-19.
Metodologia Ancoradas no dialogismo de Bakthin, a escrita das Cartas alinhavava os preceitos da Saúde do Trabalhador às dimensões do portfólio e do gênero carta pessoal. A residente, quinzenalmente, escrevia cartas a diversos interlocutores, buscando, de modo criativo, refletir sobre sua prática, articulando-a com afetos, memórias e conceitos aprendidos durante as aulas e as enviava para sua orientadora. Posteriormente, em encontros virtuais, elas discutiam o material, problematizando o percurso formativo.
Resultados Devido à estrutura textual das cartas, pôde-se datar e situar os acontecimentos em um espaço geográfico, além de vincular o contexto sócio-histórico à dimensão biográfica ao falar sobre si e sobre as relações estabelecidas dentro e fora do cotidiano de trabalho. No caminho pedagógico foi possível percorrer processualmente as linhas de aprendizagem: “aprender a ser, conhecer, fazer e trabalhar junto”, traçando memórias, histórias, afetos, conceitos e práticas envolvidos no fazer em saúde.
Análise Crítica Escrever as cartas viabilizou o exercício introspectivo, contemplativo, dialógico e criativo, entrelaçando o aprendizado tecido nos territórios das disciplinas teóricas, dos encontros de orientação e das atividades práticas desenvolvidas em um serviço de Saúde do Trabalhador de um hospital público referência para Covid-19 no Rio de Janeiro. Nesse contexto, foi essencial dar lugar aos sentimentos que atravessaram o aprendizado em meio às angústias vividas no atual contexto pandemico.
Conclusões e/ou Recomendações Por meio da escrita das Cartas, vivenciamos uma metodologia que permite a passagem e a visibilidade dos afetos, tecendo novos conhecimentos e possibilidades técnicas importantes na prática em ST. Constatou-se que ao refletir sobre a prática, reflete-se indissociavelmente sobre quem se é e sobre qual sociedade deseja-se construir, tornando-se um profissional eticamente implicado com a atuação, o que é imprescindível no âmbito da ST.
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