Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.16 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO

40836 - DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE POR MEIO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
JOÃO CAIO SILVA CASTRO FERREIRA - UFBA, NANIELLE SILVA BARBOSA - UFPI, SUZY ROMERE SILVA DE ALENCAR - UESPI, LUÍS AUGUSTO VASCONCELOS DA SILVA - UFBA


Período de Realização
As atividades foram desenvolvidas entre os meses de abril de 2021 a janeiro de 2022.

Objeto da experiência
Desafios e potencialidades vivenciados na formação de profissionais residentes em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Objetivos
Relatar as experiências vivenciadas por enfermeiras residentes em Saúde da Família e Comunidade durante o processo de formação em PICS.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência, composto por vivências de enfermeiras residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, da Universidade Estadual do Piauí, concernente à imersão teórico-prática destas profissionais quanto aos seus aprendizados sobre as PICS: eutonia, moxaterapia, biodança, fitoterapia, yoga, arteterapia, aromaterapia, lian gong e auriculoterapia; guiadas pelas tutoras do programa e outras profissionais com expertise no tema.

Resultados
As PICS contribuíram significativamente para aproximar os usuários dos serviços de saúde, além de auxiliarem na promoção da saúde do trabalhador e do autocuidado entre as residentes. Não obstante, a execução destas práticas apresentou alguns entraves, como o baixo suporte institucional para aquisição das condições básicas para execução das práticas e a resistência docente em apoiar o desenvolvimento dessas práticas durante as atividades assistenciais.

Análise Crítica
O ensino teórico-prático das PICS e suas aplicabilidades na residência multiprofissional perpassam um ambiente de disputa contra a assistência biomedicalizante no Sistema Único de Saúde. Logo, a educação continuada voltada para estas práticas pode ser vislumbrada como um ato de resistência em prol da promoção da saúde em vistas a considerar a integralidade, as diversidades e uma autorreflexão quanto a sua importância.

Conclusões e/ou Recomendações
Os aprendizados sobre as PICS é uma oportunidade única para profissionais em formação. Conforme o desenvolvimento de suas habilidades e por meio da supervisão de profissionais capacitados, a tríade usuário-residente-trabalhadores pode usufruir dos benefícios destas práticas, ressaltando-se a importância da valorização das mesmas e a necessidade de apoio institucional para a continuidade e inserção destas práticas no cotidiano da assistência em saúde.