23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.15 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO |
42859 - IMPLANTAÇÃO DO CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA ENSINO-SAÚDE EM JABOATÃO DOS GUARARAPES (COAPES/JG) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A REDE MUNICIPAL DE SAÚDE MARCIA SANTOS BRASIL DE SOUZA - SMS - JG, BEATRIZ DE OLIVEIRA FABIANO - SMS -JG, THIAGO HENRIQUE DA SILVA - IAM - FIOCRUZ, FERNANDA CAROLINE SANTOS SENA - UPE - FCM, JOSÉ LUCAS COSTA DOS SANTOS - UPE - FCM, GYSELLE BEZERRA SOARES - SER EDUCACIONAL, RAYANNE SORAIA AGUIAR DE MELO DIAS - SMS - JG, CAROLINA PIEDADE MORAIS DE FREITAS SOARES SILVA - SMS - JG, ZELMA DE FÁTIMA CHAVES PESSÔA - SMS - JG
Período de Realização Dezembro/2017 a dezembro/2021. Este resumo considera quatro dos cinco anos de vigência do COAPES/JG.
Objeto da experiência Iniciativa pioneira no Estado de Pernambuco de implantação do COAPES em Jaboatão dos Guararapes e suas contribuições para o município.
Objetivos Descrever a implantação do COAPES em Jaboatão dos Guararapes, pontuando as contribuições de tal implantação, especialmente por meio das contrapartidas pedagógicas e financeiras e seus benefícios para a Rede Municipal de Saúde, através da Integração Gestão-Ensino-Serviço-Comunidade.
Metodologia O COAPES/JG é uma ferramenta de organização da Integração Ensino-Serviço. O convênio com uma das IEs se deu através de edital de chamamento público do MS/MEC, portanto, com especificidades. Atualmente, o credenciamento ao COAPES é de caráter permanente. Para previsão anual de contrapartidas é firmado o Termo de Parceira, monitorado quadrimestralmente através do Relatório de Prestação de Contas. O COAPES/JG conta ainda com a Comissão de Integração Ensino-Serviço municipal e o Comitê Gestor Local.
Resultados Foram ocupadas em torno de 5500 vagas de estágio de 2018 a 2021 nos campos de prática, com destaque para enfermagem, medicina e odontologia na Atenção Básica. Porém, observou-se uma queda em 2020, explicada pela COVID-19. Através das contrapartidas pedagógicas foram beneficiados mais de 1000 profissionais por 39 ações, entre cursos de curta duração e vagas para especializações. Quanto às financeiras, possibilitaram reformas e manutenções nas unidades de saúde, bem como aquisição de equipamentos.
Análise Crítica Sendo o SUS responsável pela ordenação da formação de recursos humanos na saúde, a integração ensino-serviço, a partir do COAPES/JG, constitui-se como elo entre as IEs e a Rede Municipal, fortalecendo a Rede SUS-Escola. Possibilita a formação de atuais e futuros profissionais conjuntamente; proporcionando ao trabalhador, qualificação profissional e maior satisfação; ao estudante, qualidade de formação, e ao usuário, melhoria na Atenção à Saúde. Além disso, melhorias estruturais na rede de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência COAPES/JG se traduz como uma importante ferramenta de educação permanente e de organização da Integração Gestão-Ensino-Serviço-Comunidade no município, permitindo o crescimento e melhorias físicas para a rede de saúde e seus trabalhadores através das contrapartidas financeiras e pedagógicas. Faz-se evidente o progresso do convênio ao longo dos anos e a expertise da gestão no decorrer do processo, aperfeiçoando-o dia após dia.
|