23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.15 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO |
42631 - EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE: DISCURSOS SOBRE OBESIDADE EM UM PROCESSO FORMATIVO CAMILA DOS SANTOS RODRIGUES - UFBA, MICHELI DANTAS SOARES - UFBA, LIGIA AMPARO SANTOS - UFBA
Apresentação/Introdução A obesidade é uma condição de múltiplas complexidades que vem ocupando centralidade na agenda de políticas públicas de saúde, requerendo investimentos para o desenvolvimento de um cuidado qualificado às pessoas que convivem com obesidade, por meio de processos formativos dos profissionais e gestores atuantes na rede de atenção primária.
Objetivos Analisar as concepções de gestores da Atenção Primária sobre o cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade em um processo de educação continuada.
Metodologia Estudo de abordagem qualitativa, com análise de conteúdo dos discursos de gestores de saúde no curso EaD de 80 horas desenvolvido no âmbito do projeto: “Qualificação do Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade no âmbito da Atenção Básica do SUS no Estado da Bahia”. O material empírico foi uma atividade de análise de dados oriundos do SISVAN dos territórios de atuação dos cursistas, com objetivo de analisar a situação de sobrepeso e obesidade e seus fatores determinantes. Atividade ocorrida na primeira unidade pedagógica do curso. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores de saúde da Bahia que enviaram a atividade no ambiente virtual de aprendizagem.
Resultados A análise do material empírico permitiu observar que, preliminarmente, há predominância de uma visão que coloca o sujeito como principal responsável por seus hábitos alimentares e, consequentemente, o ganho de peso. Poucos cursistas conseguiram, inicialmente, reconhecer fatores relacionados ao sistema alimentar vigente e as desigualdades sociais em saúde que interferem nos percentuais de obesidade que caracterizam seus territórios. Neste sentido, foi incipiente o reconhecimento da complexidade e multiplicidades dos fatores que interferem na ocorrência da obesidade no contexto contemporâneo.
Conclusões/Considerações As percepções preliminares sobre a obesidade e os fatores que estão na modulação de sua ocorrência guardam uma conotação individualizante e responsabilizadora das pessoas que com ela convivem, o que demonstra a necessidade de processos formativos que aportem o necessário diálogo entre os saberes humanos e biomédicos, além disso, uma educação continuada e qualificada que direcione esses profissionais a um cuidado integral e sensível.
|