Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.14 - FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

44884 - CINCO ANOS DE COAPES: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
LISAMARA DIAS DE OLIVEIRA NEGRINI - UNIFESP, USF, MARCUS ANTONIO DA SILVA LEME - SMSA BP, MARINA DE FATIMA DE OLIVEIRA - SMSA BP, CRISTIANE CHIARION VIDIRI - SMSA BP, DAPHINE DE LIMA NASCIMENTO - SMSA BP, USF


Período de Realização
2016 até os dias atuais

Objeto da experiência
Integração ensino-serviço-comunidade (IESC) e o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) firmado em 2016.

Objetivos
Apresentar o COAPES Regional firmado em 2016 e que abrange 10 instituições de ensino, envolvendo 11 cursos de graduação, dois programas de residência e quatro cursos de ensino técnico e os 11 municípios da Região de Saúde de Bragança, tendo Bragança Paulista – SP, como coordenador.

Metodologia
Desde a celebração do COAPES, em 2016, a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista - SP tem sido responsável pelas relações contratuais, garantindo condições para os cenários de prática, atribuições e contrapartidas, assim como a organização das atividades e projetos envolvendo ensino, pesquisa e extensão. Os projetos voltados às necessidades locais vêm sendo desenvolvidos cotidianamente, uma vez que o COAPES aproximou as instituições e fortaleceu a responsabilidade com a formação no/para o SUS.

Resultados
O monitoramento do COAPES Regional, em Bragança Paulista, entre 2017 e 2021 aponta a cessão de 37 cenários para mais de 14 mil estudantes. Contabiliza 237 visitas técnicas, 67 pesquisas e 111 eventos educativos, além da cessão de 539 bolsas, parciais e integrais, de pós-graduação, graduação e nível técnico. Os projetos desenvolvidos incluem gestão e construção de serviços de saúde, cooperação técnica no enfrentamento da COVID-19 e participação em iniciativas governamentais, como o PET-Saúde.

Análise Crítica
O fortalecimento da IESC, reflete diretamente na atenção à saúde uma vez que oportuniza um maior desenvolvimento dos trabalhadores e do trabalho em saúde, a partir da Educação Permanente em Saúde e de ações que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão com a prestação de serviços de saúde, fundamentados nas necessidades sociais e na determinância do processo saúde-doença e na transformação do modelo de atenção voltado ao cuidado centrado na pessoa, família e comunidade.

Conclusões e/ou Recomendações
Uma IESC estruturada repercute na formação no/para o SUS, pois proporciona que estudantes sejam inseridos no SUS de forma precoce, rompendo com a dicotomia teoria-prática, permitindo vivenciar as políticas de organização do trabalho e a reflexão das práticas, aproximando a realidade do trabalho em saúde. O COAPES torna tangível o desenvolvimento regional, o enfrentamento dos problemas de saúde e tem como maior beneficiário, o usuário do SUS.