Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.14 - FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

43853 - PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: METODOLOGIA DE FORMAÇÃO E CONHECIMENTO DE DOCENTES DE MEDICINA
CARLA SANTOS ALMEIDA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, ANA GABRIELA ÁLVARES TRAVASSOS - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, FERNANDA RIBEIRO DE JESUS - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, KELLY MILESSA MORAIS DE SOUSA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA


Apresentação/Introdução
A criação do Sistema Único de Saúde foi o principal marco para a mudança de paradigma da atenção à saúde no Brasil e a Atenção Primária à Saúde surge como reorganizadora do modelo de atenção vigente. Essas mudanças trouxeram a necessidade de um novo perfil profissional e de capacitação de docentes de instituições médicas para formar médicos com habilidades e competências para atuar no SUS.

Objetivos
Analisar o conhecimento de médicos docentes do curso de Medicina de universidades brasileiras sobre as diretrizes do SUS e a coordenação do cuidado, a partir de sua metodologia de formação médica (tradicional ou ativa).

Metodologia
Estudo transversal, em andamento, realizado através de questionário online na plataforma Google Forms. Amostra de conveniência composta de médicos docentes de cursos de Medicina, alcançados através do método Snowball. Após assinar TCLE, os docentes responderam acerca de sua metodologia de formação médica (A. tradicional ou B. ativa). Posteriormente, analisaram assertivas sobre o SUS (1.Princípios doutrinários; 2.Princípios organizativos; 3.Coordenação do cuidado) com sim ou não, de modo a avaliar o conhecimento. Os dados foram analisados estatisticamente através do software SPSS 20.0. Estudo aprovado pelo CEP da Universidade do Estado da Bahia, processo CAAE n.44650721.7.0000.0057.

Resultados
Foram alcançados 205 docentes. 83,9% dos participantes formaram-se através de metodologia tradicional (A) e 16,3% por metodologias ativas (B). Os itens analisados foram: 1.Universalidade/integralidade/participação da comunidade são princípios doutrinários (resposta: não); 2.Equidade/regionalização/adscrição de clientela são princípios organizativos (resposta: não); e 3.A coordenação do cuidado é feita pela Atenção Primária à Saúde (resposta: sim). Considerando a análise adequada dos itens: item 1-42,4% do grupo B e 19,8% do grupo A responderam não; item 2-48,5% do grupo B e 24,4% do grupo A responderam não; item 3-75,8% do grupo B e 64,1% do grupo A, responderam sim.

Conclusões/Considerações
Docentes formados através de metodologias ativas demonstraram maior conhecimento na análise das assertivas sobre os princípios do SUS e papel da APS. As escolas médicas devem buscar elaborar estratégias de educação continuada para os docentes sobre o SUS, associadas à reestruturação dos currículos, de modo a proporcionar uma formação médica teórico-prática crítica e reflexiva, com habilidades/competências que fortaleçam o Sistema Único de Saúde.